23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalRequalificação da casa que viu nascer Luísa Todi está para breve

Requalificação da casa que viu nascer Luísa Todi está para breve

Município sadino pretende instalar no imóvel, adquirido em 2004, um museu, um núcleo documental e um auditório

 

- PUB -

A requalificação da casa que viu nascer Luísa Todi vai avançar em breve, num processo de “grande valorização e promoção da cultura local e da projecção de Setúbal a nível nacional e internacional”.

O anúncio foi feito por André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, no passado sábado, na inauguração do Centro de Recursos Educativos e Culturais – Escola Conde de Ferreira.

A cantora lírica setubalense nasceu no dia 9 de Janeiro de 1753 na casa n.º 49-51 da Rua de Coina, actual Rua da Brasileira, na extinta freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.

- PUB -

A edilidade sadina adquiriu o imóvel em 2004 já com a finalidade de nele instalar um museu, um núcleo documental e um auditório. De acordo com a Direcção-Geral do Património Cultural, trata-se de uma “casa muito singela, situada no típico Bairro do Troino, tendo como principal valor o seu interesse memorial”.

“É um pequeno prédio setecentista, com dois pisos e sótão, e uma estreita varanda com guarda de ferro forjado estilo arte nova no primeiro piso”.

Considera André Martins que é tempo “de criar condições para que os agentes que promovem e divulgam as artes e a cultura setubalense possam ter acesso a melhores condições para desenvolverem a sua actividade”.

- PUB -

É nesse contexto que, nos próximos dias, “algumas associações serão contactadas para visitarem os novos espaços em que vão poder desenvolver as suas actividades”.

“Progressivamente o concelho estará ao mais alto nível de referência na área da cultura e do desporto, no que é a concretização da ideia de continuar a construir mais cidade, mais Setúbal”, garantiu o autarca.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -