8 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalRequalificação da casa que viu nascer Luísa Todi está para breve

Requalificação da casa que viu nascer Luísa Todi está para breve

Município sadino pretende instalar no imóvel, adquirido em 2004, um museu, um núcleo documental e um auditório

 

- PUB -

A requalificação da casa que viu nascer Luísa Todi vai avançar em breve, num processo de “grande valorização e promoção da cultura local e da projecção de Setúbal a nível nacional e internacional”.

O anúncio foi feito por André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, no passado sábado, na inauguração do Centro de Recursos Educativos e Culturais – Escola Conde de Ferreira.

A cantora lírica setubalense nasceu no dia 9 de Janeiro de 1753 na casa n.º 49-51 da Rua de Coina, actual Rua da Brasileira, na extinta freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.

- PUB -

A edilidade sadina adquiriu o imóvel em 2004 já com a finalidade de nele instalar um museu, um núcleo documental e um auditório. De acordo com a Direcção-Geral do Património Cultural, trata-se de uma “casa muito singela, situada no típico Bairro do Troino, tendo como principal valor o seu interesse memorial”.

“É um pequeno prédio setecentista, com dois pisos e sótão, e uma estreita varanda com guarda de ferro forjado estilo arte nova no primeiro piso”.

Considera André Martins que é tempo “de criar condições para que os agentes que promovem e divulgam as artes e a cultura setubalense possam ter acesso a melhores condições para desenvolverem a sua actividade”.

- PUB -

É nesse contexto que, nos próximos dias, “algumas associações serão contactadas para visitarem os novos espaços em que vão poder desenvolver as suas actividades”.

“Progressivamente o concelho estará ao mais alto nível de referência na área da cultura e do desporto, no que é a concretização da ideia de continuar a construir mais cidade, mais Setúbal”, garantiu o autarca.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Estação de combustível da Repsol assaltada esta tarde em Setúbal

Indivíduo fugiu com o dinheiro da caixa. Ameaçou os funcionários com uma faca. Já são três os assaltos registados nos últimos quatro dias

“Vou tentar por todos os meios que me paguem aquilo que devem”

Restaurante Novo 10 fechado devido a uma dívida de 700 mil euros, funcionários sem ordenados e situação em tribunal sem fim à vista
- PUB -