18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalVinhos da Península de Setúbal registaram no passado ano crescimento de 12,1%...

Vinhos da Península de Setúbal registaram no passado ano crescimento de 12,1% em valor

Região vitivinícola mostra ainda aumento de 6,1% ao nível do volume, comparativamente aos valores de 2020

 

- PUB -

Os vinhos da Península de Setúbal registaram no passado ano, no mercado nacional, um crescimento em valor de 12,1%, comparativamente a 2020.

Já ao nível do volume, a região vitivinícola mostra um aumento de 6,1%, “com uma consequente subida do preço médio em 5,7%, tendo continuado a ampliar a sua quota de mercado, que em volume ultrapassa os 20%”, refere a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) em comunicado.

“O preço médio dos vinhos da região subiu 0,17 euros por litro, tendo ultrapassado os 59 milhões de euros de vendas globais no mercado nacional, durante 2021”.

- PUB -

Para o presidente da CVRPS, Henrique Soares, o ano de 2021 “seguiu a tendência dos últimos anos, ou seja, a consolidação do trajecto e a demonstração de consistência e de sustentabilidade do crescimento da região, ao nível da quota de mercado, do volume de litros produzidos e do preço médio por garrafa”.

“Apesar da situação pandémica”, garante Henrique Soares que “os produtores da Península de Setúbal demonstraram vivacidade e perseverança, que se reflectem agora neste excelente desempenho”.

De acordo com dados da consultora Nielsen, citada na mesma nota, a Península de Setúbal está “na segunda posição com os vinhos certificados mais consumidos no mercado nacional, com uma quota de mercado de 20,3%, em volume, entre os vinhos com Denominação de Origem e/ou Indicação Geográfica das várias regiões portuguesas”.

- PUB -

‘Cidades do Vinho’ arranca hoje na Escola de Hotelaria

São mais de três dezenas os vinhos que vão estar a partir de hoje, e até domingo, a disputar por um lugar de destaque na segunda edição do Concurso ‘Cidades do Vinho’, a acontecer na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A escolha da cidade sadina para ser a anfitriã do evento deixou Henrique Soares “muito animado”.

“Naturalmente que ficamos sempre muito animados quando nos sentimos dignos da atenção de organizações de âmbito nacional, como é o caso da Associação dos Municípios Portugueses dos Vinhos”, revelou o presidente da CVRPS, na passada terça-feira, a O SETUBALENSE.

Isto porque o acontecimento “constitui um certo reconhecimento na região e nas suas capacidades”.

“Ao mesmo tempo é uma oportunidade de divulgação. Neste caso em concreto é mais um exemplo de consolidar a parceria que temos com a Escola de Hotelaria e Turismo e com a Câmara Municipal”, acrescentou.

A analisar e escolher quais são os melhores vinhos do País vai estar um júri composto por 35 especialistas, ‘comandado’ pelo enólogo António Ventura.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -