25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalUNISETI lança livro escrito em confinamento por alunos e professores

UNISETI lança livro escrito em confinamento por alunos e professores

Obra apresenta testemunhos de vivências em isolamento. Vai ser lançada no próximo dia 29 nos Paços do Concelho

“Dias Entreabertos – Diário Breve dos Primeiros Meses da Pandemia” é o título do livro que a Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI) vai lançar no próximo dia 29, pelas 15 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

- PUB -

A obra, composta por textos de vários alunos e professores da UNISETI e ilustrações da artista Ivone Ralha, nasceu de uma oportunidade gerada pelo confinamento provocado pela pandemia de covid-19.

“A UNISETI viu-se compelida a encerrar as aulas presenciais, mas não se encerrou à vida. Simultaneamente preparou-se para intensificar, a partir dos meios digitais, a prática educativa à distância. É aí que surge o convite para participarem activamente num diário: bastava enviarem um ou dois parágrafos de dois em dois dias sobre aquela experiência inédita e solitária de vida confinada. Mais tarde, poderia constituir, porventura, um importante relato vivencial daquele período de constrangimento”, lembra Arlindo Mota, presidente da UNISETI.

A participação de todos os que quiseram aderir à experiência, adianta o responsável, foi divulgada em plataforma digital. “Foi assim que o blogue que acolhia a participação de quantos quisessem transmitir a sua experiência constituiu, de Março a Julho de 2020, um importante instrumento comunicacional, escrito por mais de duas dezenas de colaboradores (entre alunos e professores), e que acabou por durar todo o resto do ano lectivo (de Março a Julho) pois as perspectivas mais optimistas não se verificaram”, faz notar.

- PUB -

Nascia assim a obra “Dias Entreabertos – Diário Breve dos Primeiros Meses da Pandemia”. “Um livro singular, de profundo significado humano, e que decerto vai perdurar enquanto testemunho da perplexidade e angústia que nos assolou”, considera Arlindo Mota.

“É, pelas circunstâncias, um livro para a história, e onde Setúbal aparece retratada sob o manto discreto da imprevisibilidade e receio. Sim, entre linhas, o medo está presente e algumas das notícias são a assinatura da sua presença”, reforça, a finalizar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -