27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalMunicípio de Setúbal e Cáritas cooperam para arranjar alojamento a pessoas sem-abrigo

Município de Setúbal e Cáritas cooperam para arranjar alojamento a pessoas sem-abrigo

Colaboração decorre de candidatura ao Plano Nacional de Alojamento Urgente e Temporário 2021-2026, do PRR

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal prepara-se para assinar um protocolo de cooperação com a Cáritas Diocesana de Setúbal, que tem como objectivo “o desenvolvimento de um projecto de alojamento urgente para pessoas em situação de sem-abrigo”.

A colaboração, válida por um período de três anos “e passível de ser renovada por iguais períodos”, foi aprovada na reunião pública de quarta-feira.

Com entrada em vigor ainda no presente mês, o protocolo “decorre da candidatura apresentada pela autarquia ao Plano Nacional de Alojamento Urgente e Temporário 2021-2026 para Apartamentos de Alojamento Urgente Temporário e de Transição para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”.

- PUB -

Em comunicado, a edilidade sadina explica que a referida candidatura “enquadra-se nos investimentos previstos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Recuperar Portugal 2021-2026”.

Na fase de manifestação de interesse, o município “indicou a Cáritas Diocesana de Setúbal, entidade coordenadora do Núcleo de Planeamento e Intervenção de Pessoas em Situação de Sem Abrigo (NPISA), como parceiro fundamental”.

A acção pretende “dar resposta às necessidades identificadas no território, considerando o número e as características da população, assim como os princípios da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”.

- PUB -

O protocolo prevê o acesso a “habitação em modelo de ‘Housing First’ e a apartamentos de alojamento temporário e de transição”. No âmbito da cooperação, a Câmara Municipal compromete-se a “aumentar e criar recursos de inserção, bem como a garantir respostas de alojamento de emergência e pós emergência (acolhimento temporário e autonomia)”.

Além disso, é igualmente da responsabilidade da autarquia “a articulação com as instituições competentes em matéria de saúde, educação, emprego e protecção social”. Já a Cáritas Diocesana tem de garantir “a manutenção do espaço e dos equipamentos e as condições básicas de alojamento, alimentação e higiene”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -