20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalVulnerabilidades sociais e de saúde abordadas em encontro organizado pelo Politécnico

Vulnerabilidades sociais e de saúde abordadas em encontro organizado pelo Politécnico

Evento on-line acontece em torno dos “Objectivos do Desenvolvimento Sustentável: velhos desafios e novas oportunidades”

 

- PUB -

É sobre as vulnerabilidades sociais e de saúde que se vai falar no seminário internacional organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a acontecer nos dias 5, 6 e 7 de Maio em torno do tema “Objectivos do Desenvolvimento Sustentável: velhos desafios e novas oportunidades”.

O 4.º Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde, transmitido por videoconferência, “pretende ser um espaço de debate interdisciplinar entre a História, outras ciências sociais e a saúde e de partilha de investigação e de práticas de intervenção”, esclarece a instituição em comunicado.

Organizado pelas escolas superiores de Saúde e de Ciências Empresariais do IPS, em parceria com a Universidade de Évora (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades), os interessados têm até este domingo, 24, para enviar as suas propostas de comunicação para o evento.

- PUB -

“Dirigido a académicos e outros profissionais de várias áreas do saber, o seminário volta a contar com os contributos de especialistas estrangeiros, nomeadamente de instituições do ensino superior do Brasil, Espanha, Hungria, Letónia e Moçambique”.

No decorrer dos três dias de seminário, “a discussão vai centrar-se em quatro grandes áreas temáticas, com a abordagem de questões como a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades e a promoção do trabalho digno e do desenvolvimento económico”.

“Pretende-se também reflectir sobre a concretização dos ODS nas áreas da saúde e do bem-estar, bem como sobre as conexões entre as questões ambientais e de sustentabilidade e o seu impacto económico-social e/ou de saúde. Por último, estarão em análise políticas e práticas institucionais que permitam responder aos desafios colocados”.

- PUB -

Racismo no desporto debatido amanhã pelas 15 horas

Já amanhã, pelas 15 horas, “atletas, ex-atletas, responsáveis desportivos e investigadores vão estar reunidos” no anfiteatro da Escola Superior de Educação para falar sobre o “Racismo e o Desporto”, em nova sessão do Roteiro Antirracista.

Presente vai estar Daúto Faquira, treinador e ex-atleta de futebol, José Reis, membro do conselho directivo do Alto Comissariado para as Migrações e ex-atleta de kickbox, Joana Topa, investigadora do Estudo Nacional sobre o Racismo no Futebol, e Márcia Robalo, atleta de basquetebol.

A iniciativa, que se estende até Maio, é organizada com o objectivo de “convocar várias áreas do saber para uma reflexão conjunta sobre o (anti) racismo na sociedade portuguesa”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -