18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFilme de jovem setubalense reconhecido no País de Gales com prestigiado prémio

Filme de jovem setubalense reconhecido no País de Gales com prestigiado prémio

Projecto de Micaela Narciso Castanheira, intitulado “Para Reminiscência”, galardoado pela Royal Television Society Cymru

 

- PUB -

A jovem setubalense Micaela Narciso Castanheira começa a ‘dar cartas’ na área do cinema a nível internacional, com o seu trabalho a ser recompensado no País de Gales, onde recebeu no passado dia 8 o prémio “Student Television Awards 2022” pela Royal Television Society (RTS) Cymru.

Premiada na categoria de “Documentário”, com o projecto “Para Reminiscência”, a jovem de 24 anos revela que o reconhecimento do seu trabalho “é sempre importante porque significa que não se trabalha para nada e que se está a fazer alguma diferença – de uma forma ou de outra”.

A gala de entrega dos prémios decorreu no Royal Welsh College of Music and Drama em Cardiff, tendo o filme sido realizado “em contexto académico em 2020, em plena pandemia”.

- PUB -

“Obviamente que ser reconhecida por uma instituição tão importante me dá orgulho, porque significa que o meu trabalho tem qualidade, o que consequentemente me dá motivação para criar mais e melhor”, explica Micaela Narciso Castanheira.

A morar no País de Gales desde 2019, para o qual ‘rumou’ para estudar Cinema na University of South Wales, a setubalense refere que o galardão “ao mesmo tempo dá visibilidade, que é essencial para poder continuar a trabalhar”.

“Significa que oportunidades podem surgir daí – e o que nós queremos, enquanto cineastas, é poder sempre trabalhar, e especialmente poder fazê-lo sem estar à mercê de executivos, conseguindo manter integra a nossa qualidade criativa”, salienta.

- PUB -

Antes de partir para o País de Gales, Micaela Narciso Castanheira licenciou-se em Artes e Humanidades pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

“A RTS é a sociedade de televisão mais antiga do mundo. Nasceu em 1927 sob o nome de Sociedade de Televisão, tendo recebido em 1966 o título de “Real”. Em 1997, ano em que Micaela Narciso Castanheira nasceu, o Príncipe de Gales tornou-se seu patrono e, actualmente, possui 14 centros regionais e nacionais no Reino Unido, assim como uma filial na república da Irlanda”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -