19 Maio 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalJovens setubalenses apresentam projecto inovador para criação de jardim sustentável

Jovens setubalenses apresentam projecto inovador para criação de jardim sustentável

“As Traseiras” distinguiu-se entre as 15 candidaturas nacionais e alcançou o primeiro lugar do ‘Prémio Voluntariado Jovem Montepio’

 

- PUB -

Érica Oliveira, Tiago Paciência e Carlos Santos são os nomes dos três jovens setubalenses que alcançaram o primeiro lugar da 11.ª edição do ‘Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021’, ao apresentarem o projecto “As Traseiras”, que se propõe a “dar uma nova cara” ao jardim do Bairro 2 de Abril, em Setúbal.

Levado a cabo por intermédio da Associação Cultural Novas Ideias – Setúbal Academy, o projecto, mais do que recuperar o espaço degradado das traseiras do Centro Social Elmano Sadino, onde funciona a associação, concentra em si a ambição de criar um dos primeiros jardins sustentáveis do País, inserido num bairro social.

Na cerimónia de entrega do prémio, ocorrida na passada quinta-feira, no auditório da Junta de Freguesia de São Sebastião, estiveram presentes entidades regionais e Carlos Beato, membro do conselho de administração da Fundação Montepio, que premiou a associação com 2 750 euros e cada um dos jovens com 250 euros.

- PUB -

O responsável não deixou de reconhecer a “relevância da ideia inovadora”, frisando que o projecto setubalense foi distinguido entre as 15 candidaturas nacionais apresentadas e seleccionado “por um júri altamente qualificado, com representantes de diversas associações do País”.

Já Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal do Setúbal, fez questão de estar presente para “valorizar a participação empenhada dos mais jovens” em actividades que “não só melhoram o território da freguesia de São Sebastião, mas sobretudo dão exemplo de que é possível participar na sociedade civil com boas propostas”.

Para realçar o papel do movimento associativo na sociedade, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, enumerou o “papel incansável da Associação Cultural Novas Ideias”, não poupando elogios ao trabalho que tem desenvolvido.

- PUB -

Actividades lúdicas, áreas de convívio, um caminho sensorial e um espaço de protecção de sobreiros são os objectivos que o presidente da ACNI, Fernando Cruz, afirma querer alcançar com a ajuda dos jovens voluntários. “Queremos dar aos moradores a oportunidade de criarem uma relação com o ambiente”, garantiu.

“Este é dos poucos espaços do País que contém sobreiros urbanos e não podíamos deixar de salvaguardar a sua continuidade”, acrescentou.

Em Novembro do passado ano, Fernando Cruz desafiou os três jovens a reanimar o território abandonado e o resultado está à vista. Concluída a fase de limpeza, prevê-se agora a manutenção e requalificação do jardim.

A cerimónia de entrega do ‘Prémio Voluntariado Jovem Montepio’ terminou com um apontamento musical, garantido pelas cantoras Masta Kutsir e Catherine, de homenagem às populações vítimas da guerra na Ucrânia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -