20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalVoz ‘cristalina’ de Maria Inês Beira ecoou pelos quatro cantos da Igreja...

Voz ‘cristalina’ de Maria Inês Beira ecoou pelos quatro cantos da Igreja do Convento de Jesus

Recital promovido pelo Ateliê de Ópera de Setúbal. Soprano acompanhada ao piano por João Malha e pelo ucraniano Denys Stetsenko no violino

 

- PUB -

A voz ‘cristalina’ e doce da soprano Maria Inês Beira ecoou pelos quatro cantos da Igreja do Convento de Jesus no passado sábado, em recital no qual o público foi levado numa viagem mística.

No espectáculo, o 11.º promovido pela Associação Setúbal Voz, através do Ateliê de Ópera de Setúbal, foi apresentado um reportório muito exigente, que iniciou com duas canções de Schubert com textos de Goethe.

A soprano setubalense, que mostrou grande segurança na abordagem ao texto alemão, esteve acompanhada ao piano por João Malha e pelo violinista ucraniano Denys Stetsenko, que interpretou também uma obra de estilo romântico para violino e piano do seu bisavô.

- PUB -

As várias canções e árias apresentadas foram re-instrumentadas por Jorge Salgueiro, director artístico do Ateliê, que no caso de Schubert transportou os presentes para um ambiente camerístico a evocar as Shubertíadas.

Houve ainda tempo para duas outras canções, uma de Nadia Boulanger, com o arranjo para violino a acentuar o carácter pastoral da peça, a que a voz de Maria Inês Beira deu sublinhado.

Já em L’invitation au Voyage, de Duparc, o ambiente tornou-se etéreo com os ‘glissandi’ do arranjo a preparar o momento mais emocionante da manhã: a canção popular ucraniana Monte Alto que Denys Stetsenko interpretou sozinho.

- PUB -

Os quatro intérpretes, vestidos de branco e munidos de pétalas de rosas brancas, proporcionaram ao público, que não conseguiu conter as lágrimas, um momento inesquecível, ao evocarem todos os povos que sofrem com a guerra na Ucrânia.

Com o recital, o Ateliê de Ópera de Setúbal conseguiu dar continuidade ao seu projecto assente na multiculturalidade, já consubstanciada através da presença, em outros eventos, da música indiana e brasileira.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -