18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPolitécnico de Setúbal apresenta candidaturas para 180 novas vagas de alojamento para...

Politécnico de Setúbal apresenta candidaturas para 180 novas vagas de alojamento para estudantes

Instituição passou à segunda fase de selecção no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, financiado pelo PRR

 

- PUB -

Com três projectos que prevêem a abertura de 180 novas vagas de alojamento para estudantes, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) passou à segunda fase de selecção de candidaturas no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

A instituição, que apresentou projectos para a construção, renovação ou ampliação de camas em Setúbal, Barreiro e Sines, avaliados em cerca de nove milhões de euros, encontra-se assim “entre as 154 manifestações de interesse seleccionadas para admissão à fase 2, de um total de 201 submetidas”.

Na cidade sadina, mais precisamente na Residência de Estudantes de Santiago, o IPS pretende proceder à “renovação e ampliação do edifício existente, uma intervenção com conclusão prevista até Fevereiro de 2025 e que resultará em 85 camas adicionais, perfazendo um total de 379 vagas de alojamento”.

- PUB -

No concelho do Barreiro, por sua vez, de forma a “servir a população estudantil da Escola Superior de Tecnologia”, a instituição “candidata-se a financiamento para uma construção nova em terreno cedido pelo município, com capacidade para 50 camas”.

Enquanto isso, em território sineense, o IPS ambiciona edificar um alojamento de raiz, “em terreno cedido pela Câmara Municipal de Sines, para os estudantes colocados na escola superior a erigir no Alentejo Litoral”.

Na nova residência, vão ser disponibilizadas “vagas para 45 alunos”, sendo que “estima-se que os novos equipamentos no Barreiro e em Sines possam começar a ser ocupados a partir de Dezembro de 2023”.

- PUB -

No total, a instituição ficará com 474 camas destinadas ao alojamento estudantil. Por agora, prepara-se “para avançar formalmente com as três candidaturas a financiamento, através de propostas mais detalhadas e aperfeiçoadas, de acordo com as recomendações do painel independente responsável pela avaliação”.

“O reforço financeiro do PNAES, através do PRR, tem por objectivo disponibilizar 15 mil novas camas em alojamentos para estudantes do ensino superior até ao 1.º trimestre de 2026 e inclui um montante inicial previsto de 375 milhões de euros, gerido e executado pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus + Educação e Formação, com o apoio, na análise de candidaturas, de um Painel de Alto Nível”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -