18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEstudantes de enfermagem do IPS com actividades junto da comunidade para reforço...

Estudantes de enfermagem do IPS com actividades junto da comunidade para reforço da literacia em Saúde

Iniciativas centradas nas áreas da Saúde Mental, Saúde Sexual e Reprodutiva e Saúde da Criança e Jovem

 

- PUB -

Os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Enfermagem do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) encontram-se a preparar um novo conjunto de actividades comunitárias, com o objectivo de “reforçar a literacia em Saúde da população do município sadino”.

As iniciativas, inseridas “no quadro do Programa de Extensão Comunitária do 3.º ano de Enfermagem da Escola Superior de Saúde, centram-se nas áreas da Saúde Mental, Saúde Sexual e Reprodutiva e Saúde da Criança e Jovem”, explica a instituição em comunicado.

Para a próxima quarta-feira, dia 30, está programada uma actividade “no âmbito do programa Março Mulher”. Promovida pela Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (SEIES), a acção vai decorrer no estúdio da Rádio Jornal de Setúbal, na qual os estudantes envolvidos vão ser recebidos “para uma conversa sobre os diferentes papéis da mulher na sociedade e suas repercussões na saúde mental”.

- PUB -

Já para os meses de Abril e Junho, estão programadas “oito participações nos projectos ‘À Pesca’, junto da população da antiga freguesia da Anunciada, e ‘Saúde no Bairro’, inserido no programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, ambos desenvolvidos sob a alçada do programa governamental ‘Bairros Saudáveis’, com suporte financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência [PRR]”.

No primeiro projecto, a instituição tem previstas sessões em torno das temáticas “Violência Doméstica” e “Violência sobre as Crianças”, dirigidas a adultos e famílias, e ainda “Violência Sexual contra Homens e Rapazes” e “Violência no namoro e nas relações de intimidade”.

Além disso, “a participação no projecto ‘À Pesca’ tem também uma intervenção dirigida aos miúdos da freguesia, em modo de celebração do Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, que deverá decorrer na primeira quinzena de Junho com uma temática relacionada com hábitos que tornam a vida mais saudável”.

- PUB -

Antes, a 13 de Abril, a partir do projecto ‘Saúde no Bairro’ será dinamizada, pelas 14 horas, uma actividade a envolver cerca de uma centena de crianças dos bairros da Bela Vista, em torno do tema “Hábitos de Vida Saudável na Prevenção da Obesidade”.

“Impacto da Obesidade na Saúde Mental” e “Alimentação Saudável nas crianças” são as “outras duas temáticas a debater com as populações, em sessões com data ainda a definir”.

Para Fernanda Marques, coordenadora do Programa de Extensão Comunitária, as actividades programadas “têm claros benefícios para a sua população-alvo e também para os estudantes que as projectam, realizam e avaliam a sua intervenção em contexto comunitário”.

A também docente na Escola Superior de Saúde realça igualmente “o ganho de conhecimentos e desenvolvimento de competências numa intervenção junto da comunidade, além da experiência de ser parceiro num Projecto de uma ONG”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -