2 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSociedade de Escritores e Artistas Médicos vai homenagear um dos 'pais' da...

Sociedade de Escritores e Artistas Médicos vai homenagear um dos ‘pais’ da cirurgia do S. Bernardo

Trajecto ímpar do antigo cirurgião será lembrado em cerimónia que terá lugar na Biblioteca Municipal de Palmela

 

- PUB -

Dedicou-se à mais nobre das missões: salvar vidas. Foi um dos “pais” do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de S. Bernardo e um dos que mais contribuiu para o engrandecimento e afirmação dos hospitais distritais. O médico setubalense Luís Machado Luciano vai ser homenageado, a título póstumo, no próximo dia 2, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Palmela.

A iniciativa, que visa reconhecer o “homem da medicina e da cultura” falecido em 11 de Janeiro de 2021 – a uma semana de completar 86 anos –, é organizada pela Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM), com o apoio da autarquia palmelense.

Machado Luciano formou-se em Lisboa em 19 de Dezembro de 1961, inscrevendo-se na Ordem dos Médicos quatro dias depois, e exerceu a profissão com a cédula 9747. No site da Ordem dos Médicos é recordado como “um dos pioneiros e obreiros do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de São Bernardo”.

- PUB -

Chegou ao Hospital de Setúbal em 1972, já com a formação em cirurgia geral concluída. Foi um dos co-fundadores da Sociedade Médica dos Hospitais Distritais da Zona Sul, presidiu à Assembleia Geral Distrital de Setúbal da Ordem dos Médicos, de 1999 a 2003 (dois mandatos), e à Assembleia Geral da Setúbal-Polis, entre 2001 e 2005.

O antigo director do Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar de Setúbal presidiu ainda ao Conselho Consultivo da Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo e ao Conselho Fiscal da Liga de Apoio Comunitário para o Estudo das Doenças Infecciosas, além de ter desempenhado funções de presidente da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA), durante dois mandatos.

Em 2018, foi agraciado com a Medalha da Cidade, na categoria de Ciência e Tecnologia, pela Câmara Municipal de Setúbal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -