22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalChaminé de antiga fábrica conserveira na Rua Almeida Garrett demolida

Chaminé de antiga fábrica conserveira na Rua Almeida Garrett demolida

Continuidade da estrutura era improvável dada a empreitada nos terrenos junto ao Parque do Bonfim para construção de habitações

 

- PUB -

A grande chaminé construída na Rua Almeida Garrett, junto ao Parque do Bonfim, onde funcionaram as conserveiras Antonio Alonso – Hijos, e posteriormente a conserveira Viegas e Lopes, foi demolida na passada semana.

A demolição decorreu entre os dias 16 e 17 de Março devido à construção de edifícios residenciais no espaço situado nas traseiras do Hotel Meliã, empreitada levada a cabo pela Romantiburgo, Lda.

A referida empresa recebeu alvará da Câmara Municipal de Setúbal, assinado pela anterior presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, em Julho de 2020. De salientar que o despacho previa a conclusão das obras em 12 meses.

- PUB -

Estava assim traçado o destino da chaminé, uma vez que a edilidade garantia na altura, segundo descreve o Diário de Notícias, que “da antiga fábrica, nada ficará”.

Já o gabinete da actual vereadora do Urbanismo, Rita Carvalho, eleita em Setembro último, refere que tal processo teria de acontecer, apesar de garantir que a autarquia tudo fez para evitar tal cenário devido à “existência de relatório técnico que indica a dificuldade técnica de recuperação”, pelo que foi deliberada “a autorização de demolição”.

- PUB -

A grande estrutura, entretanto demolida, serviu inicialmente a conserveira Antonio Alonso – Hijos, que abriu portas nos anos 20, funcionando, de acordo com os registos disponíveis, até aos anos 50.

A chaminé, assim como a fábrica e os terrenos, passariam então para a responsabilidade da Viegas & Lopes, tendo funcionado até ao final dos anos 80.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -