18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCentro YMCA da Bela Vista renova instalações e aumenta capacidade de resposta

Centro YMCA da Bela Vista renova instalações e aumenta capacidade de resposta

O espaço comunitário, com cerca de uma centena de profissionais, acompanha diariamente mais de mil famílias

 

- PUB -

O Centro Comunitário YMCA, no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, acabou de ser requalificado. A funcionar em instalações cedidas pela Câmara Municipal, o renovado espaço, que foi inaugurado na sexta-feira, está dotado de condições reforçadas para a realização do trabalho de intervenção social junto da população.

A funcionarem desde 1985 na Rua do Moinho, as instalações necessitavam de obras de reabilitação para “melhorar o atendimento e o resultado do trabalho desenvolvido pela instituição em prol dos utentes”, explicou o presidente da YMCA Setúbal, Luís Sebastião.

Executada pela própria YMCA, a empreitada veio acrescentar “melhores condições de trabalho e de conforto para os utilizadores do espaço, no qual funcionam as valências de atendimento do RSI – Rendimento Social de Inserção, do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, Centro Comunitário e Actividades de Tempos Livres”, indica nota de Imprensa da autarquia.

- PUB -

“Mais do que um protocolo de RSI e de Acção Social, também temos respostas que se focam no sucesso escolar e na formação profissional. Este é também um espaço de segundas oportunidades”, sublinhou Luís Sebastião, tendo em mira o objectivo do centro comunitário de dar resposta às carências da população e capacitar para a mudança social.

Centro este que, com cerca de uma centena de profissionais, acompanha diariamente mais de mil famílias. Para o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, a renovação do Centro Comunitário YMCA Setúbal “é um exemplo de que se deve investir na população do bairro” e sublinhou o trabalho desenvolvido pela instituição da qual a autarquia é parceira.

“É um trabalho conjunto, quer nas responsabilidades que são nossas, quer nas que são da competência de outras entidades e às quais muitas vezes nos substituímos para dar as melhores respostas às pessoas”, realçou ainda.

- PUB -

O Centro Comunitário YMCA na Bela Vista tem 50 crianças na valência de actividades de tempos livres e apoio ao estudo e 278 processos familiares, que correspondem a 915 beneficiários, na área do atendimento e acompanhamento social do RSI.

Na valência de centro comunitário e de intervenção social há 134 processos familiares activos, que correspondem a 339 utentes, e o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas acompanha 324 pessoas com apoio alimentar.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -