21 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalNovo grupo de teatro nasce de ‘casamento’ entre Companhia de Setúbal e...

Novo grupo de teatro nasce de ‘casamento’ entre Companhia de Setúbal e Galeria Pólvora da Cruz

Oficializado com assinatura de protocolo. Ensaios arrancam no dia 8 de Março no n.º 37 da Rua Augusto Cardoso, estando já abertas as inscrições

 

- PUB -

O concelho de Setúbal ganhou um novo grupo de teatro, resultado do recente ‘casamento’ entre a Companhia de Teatro de Setúbal e a Galeria Atelier Arte Pólvora da Cruz, oficializado na passada sexta-feira através da assinatura de um protocolo de colaboração.

O acordo, firmado na sede da Galeria Atelier Arte, situada no n.º 37 da Rua Augusto Cardoso, representa para a directora do espaço, Lurdes Pólvora da Cruz, um importante passo, uma vez que “faltava o teatro na casa”.

“Esta é uma casa dedicada à cultura. Portanto é muito natural que venha uma companhia de teatro. Quando conhecemos o trabalho do Bruno Frazão há tantos anos melhor. Fico muito satisfeita que seja essa a companhia que vai entrar pela primeira vez nestas salas”, disse.

- PUB -

Isto depois de “vários intentos para que existisse um grupo de teatro no espaço”. “Nos oito anos em que esta casa existe têm sido várias as tentativas frustradas, por várias razões. Desta vez tenho esperança de que o Bruno Frazão vai chegar a bom término estes sonhos de termos o teatro”, reforçou Lurdes Pólvora da Cruz.

Já Bruno Frazão, depois de assinado o protocolo, garantiu ser “um grande prazer”. “A cultura, nas suas mais variantes formas, é algo que me é intrínseco. Sinto que é algo que partilho com a Lurdes Pólvora da Cruz, que é a paixão imensa pela arte e cultura e pela sua partilha”, revelou.

O acordo representa, assim, a “formalização de uma parceria que traz ganhos a ambas as instituições, sem que nenhuma perca a sua essência”.

- PUB -

O novo grupo de teatro, dinamizado por Bruno Frazão, arranca oficialmente a 8 de Março, sendo que os interessados podem já inscrever-se através do contacto telefónico 931 309 093. Os ensaios vão decorrer uma vez por semana, durante três horas, de Março a Maio e Setembro a Dezembro, nas instalações da Galeria Atelier Arte Pólvora da Cruz.

De acordo com o protoloco assinado, “a Companhia de Teatro de Setúbal disponibiliza um recurso humano, a título gratuito, à Galeria, responsável pela encenação do grupo”, assim como se compromete a emprestar “o som e as luzes para os espectáculos e guarda-roupa, adereços e cenários”.

Já “as bilheteiras resultantes do grupo de teatro são integralmente para a Galeria”, mas caso os “espectáculos se realizem fora do espaço”, o valor será dividido.

O protocolo de colaboração contempla ainda a criação, em Setembro próximo, de Oficinas de Teatro e Artes Performativas pela Companhia de Teatro sadina, repartidas por duas turmas, uma dedicada a crianças e jovens e outra inter-geracional.

Dirigidas por diversos professores e convidados, nas oficinas vão ser trabalhadas várias áreas, entre as quais a do corpo e do movimento, a voz, o foco, a construção de personagens e a escrita criativa.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -