19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalComissão da Pastoral da Saúde da Diocese de Setúbal organiza diversas formações...

Comissão da Pastoral da Saúde da Diocese de Setúbal organiza diversas formações on-line abertas à comunidade

Plano contempla cinco sessões, realizadas sempre às sextas-feiras, pelas 21h30, até 5 de Março

 

- PUB -

A Comissão da Pastoral da Saúde da Diocese de Setúbal deu na passada sexta-feira, no Dia Mundial do Doente, início ao plano de formação on-line planeado para o presente ano, com a realização de uma sessão de esclarecimento.

O ciclo contempla, até 5 de Março, cinco encontros formativos, focados em temáticas associadas à Pastoral da Saúde e abertos à comunidade disposta “a conhecer ou aprofundar os seus conhecimentos”, refere a Diocese de Setúbal em comunicado.

Podem participar nas sessões, realizadas via Zoom sempre com início marcado para as 21h30, “membros de diferentes movimentos ou grupos paroquiais, pessoas que já fazem este serviço ou pretendam nele participar ou aquelas que apenas tenham interesse na temática”.

- PUB -

“Sabemos que neste período difícil nem sempre conseguimos juntar as pessoas presencialmente, assim para chegarmos a todos os que querem participar organizámos uma formação on-line. Aceitaremos todos os que quiserem participar”, esclarece a Comissão Diocesana através da mesma nota.

Depois de apresentada a Pastoral da Saúde naquele que foi o primeiro encontro, está prevista para a próxima sexta-feira, dia 18, uma reunião focada em “Promover a saúde nas comunidades”.

Na acção, que tem como formadores M. Anjos Garcia, Fátima Dias e Tatiana Alves, vai ser aprofundado “o conceito de promoção da saúde”, assim como “a responsabilidade comunitária e individual”, as “epidemias e as suas consequências” e a “pandemia de covid-19 – o que se aprendeu e como preparar o futuro”.

- PUB -

Para o terceiro encontro virtual, designado “Implicar a comunidade no voluntariado”, os formadores Ana Paula Gato, Carla Rocha e M. Anjos Garcia vão explicar no dia 25 de Fevereiro “o que é o voluntariado – princípios, enquadramento internacional e nacional”.

Para o dia 04 de Março, por sua vez, está programada a formação “Cuidar da pessoa doente e da família no seu ambiente”.

Luísa Santana, José Filipe Ribeiro e Carla Rocha vão centrar a sua intervenção em quatro subtemas: “Misericórdia – Presença e Proximidade”, “O cuidador formal – Serviços de apoio domiciliário na área da saúde e social”, “O cuidador informal – Problemáticas e apoios, projectos inovadores” e “A casa como espaço de cuidados – famílias que cuidam”.

O ciclo organizado pela Comissão da Pastoral da Saúde da Diocese de Setúbal termina a 5 de Março com a celebração de uma Eucaristia.

O acesso às formações requer o preenchimento prévio de um formulário, disponível em https://forms. gle/zz7AkFkyyGztNW5T9.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -