29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalOcean Alive e Câmara de Setúbal repetem projecto “Educar no Mar” a...

Ocean Alive e Câmara de Setúbal repetem projecto “Educar no Mar” a bordo da “Maravilha do Sado”

Iniciativa pretende alertar a comunidade educativa do 1.º ciclo do ensino básico para a importância da preservação ambiental

 

- PUB -

A bordo da embarcação municipal “Maravilha do Sado”, a Câmara de Setúbal e a cooperativa Ocean Alive vão colocar novamente ‘de pé’ o projecto “Educar no Mar”, que visa dotar a comunidade educativa do 1.º ciclo do ensino básico “de conhecimentos e motivação para o desenvolvimento de comportamentos que contribuam para a preservação ambiental”.

A celebração do protocolo de colaboração para o desenvolvimento da iniciativa, que tem igualmente como objectivo “promover o conhecimento dos habitats subaquáticos do Estuário” junto das “turmas de 4.º ano de todas as escolas públicas do concelho”, foi aprovado na reunião pública da passada quarta-feira, por unanimidade.

Desta forma, a edilidade vai atribuir à Ocean Alive um apoio financeiro de 7 200 euros, montante dividido em oito tranches mensais no valor unitário de 900 euros, a pagar entre os meses de Novembro de 2021 e Junho de 2022.

- PUB -

No presente ano lectivo, a autarquia prevê “que o número de participantes seja de aproximadamente 800 crianças e 50 adultos”, pretendendo-se ainda com o projecto “fortalecer o vínculo de alunos, professores e auxiliares educativos ao Rio Sado”.

A partir do referido protocolo, a cooperativa compromete-se a orientar as sessões, onde devem estar presentes “um biólogo marinho e uma pescadora”, sendo que as acções têm “uma duração mínima de uma hora e meia (sessão singular) e máxima de três horas (sessão dupla)”.

Já o “transporte dos estudantes e docentes para o local de embarque e de regresso à escola” está a cargo da autarquia. “Estão programadas realizar-se um total de 30 sessões duplas dirigidas a alunos e duas acções de formação destinadas a professores”.

- PUB -

A embarcação municipal, requalificada pela edilidade, foi “transformada em equipamento direccionado para iniciativas pedagógicas e educativas, bem como de valorização de actividades relacionadas com o mar e com a preservação ambiental”.

Entre 2017 e 2020, a “Maravilha do Sado” recebeu no âmbito do projecto “Educar no Mar” “um total de 1 800 alunos”.

O município vai voltar este ano a colaborar com a Ocean Alive por se tratar de “uma organização possuidora do conhecimento, motivação e recursos materiais e humanos para o desenvolvimento de projectos de âmbito educativo em ambiente marinho”.

A cooperativa, focada na preservação das pradarias marinhas do Estuário do Sado, consegue “especial envolvimento da comunidade piscatória local e da comunidade científica vocacionada para a protecção dos oceanos, através da educação marinha e da transformação de comportamentos”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"
- PUB -