25 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalOcean Alive e Câmara de Setúbal repetem projecto “Educar no Mar” a...

Ocean Alive e Câmara de Setúbal repetem projecto “Educar no Mar” a bordo da “Maravilha do Sado”

Iniciativa pretende alertar a comunidade educativa do 1.º ciclo do ensino básico para a importância da preservação ambiental

 

- PUB -

A bordo da embarcação municipal “Maravilha do Sado”, a Câmara de Setúbal e a cooperativa Ocean Alive vão colocar novamente ‘de pé’ o projecto “Educar no Mar”, que visa dotar a comunidade educativa do 1.º ciclo do ensino básico “de conhecimentos e motivação para o desenvolvimento de comportamentos que contribuam para a preservação ambiental”.

A celebração do protocolo de colaboração para o desenvolvimento da iniciativa, que tem igualmente como objectivo “promover o conhecimento dos habitats subaquáticos do Estuário” junto das “turmas de 4.º ano de todas as escolas públicas do concelho”, foi aprovado na reunião pública da passada quarta-feira, por unanimidade.

Desta forma, a edilidade vai atribuir à Ocean Alive um apoio financeiro de 7 200 euros, montante dividido em oito tranches mensais no valor unitário de 900 euros, a pagar entre os meses de Novembro de 2021 e Junho de 2022.

- PUB -

No presente ano lectivo, a autarquia prevê “que o número de participantes seja de aproximadamente 800 crianças e 50 adultos”, pretendendo-se ainda com o projecto “fortalecer o vínculo de alunos, professores e auxiliares educativos ao Rio Sado”.

A partir do referido protocolo, a cooperativa compromete-se a orientar as sessões, onde devem estar presentes “um biólogo marinho e uma pescadora”, sendo que as acções têm “uma duração mínima de uma hora e meia (sessão singular) e máxima de três horas (sessão dupla)”.

Já o “transporte dos estudantes e docentes para o local de embarque e de regresso à escola” está a cargo da autarquia. “Estão programadas realizar-se um total de 30 sessões duplas dirigidas a alunos e duas acções de formação destinadas a professores”.

- PUB -

A embarcação municipal, requalificada pela edilidade, foi “transformada em equipamento direccionado para iniciativas pedagógicas e educativas, bem como de valorização de actividades relacionadas com o mar e com a preservação ambiental”.

Entre 2017 e 2020, a “Maravilha do Sado” recebeu no âmbito do projecto “Educar no Mar” “um total de 1 800 alunos”.

O município vai voltar este ano a colaborar com a Ocean Alive por se tratar de “uma organização possuidora do conhecimento, motivação e recursos materiais e humanos para o desenvolvimento de projectos de âmbito educativo em ambiente marinho”.

A cooperativa, focada na preservação das pradarias marinhas do Estuário do Sado, consegue “especial envolvimento da comunidade piscatória local e da comunidade científica vocacionada para a protecção dos oceanos, através da educação marinha e da transformação de comportamentos”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos
- PUB -