2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalUSF du Bocage promove rastreios do cancro do colo do útero

USF du Bocage promove rastreios do cancro do colo do útero

Acção vai decorrer de 8 a 11 de Novembro, entre as 15 e as 18 horas, sendo necessária marcação prévia

 

- PUB -

A Unidade de Saúde Familiar (USF) du Bocage, localizada no Centro de Saúde de Vale do Cobro, em Setúbal, promove entre a próxima segunda-feira, 8, e quinta-feira, 11, a realização de rastreios ao cancro do colo do útero em utentes com idades entre os 25 e os 65 anos.

A iniciativa, a acontecer diariamente entre as 15 e as 18 horas, é promovida tendo em conta que “o cancro do colo do útero é o quatro cancro mais comum entre as mulheres”, explica a USF du Bocage em comunicado.

No entanto, a acção, que requer “marcação prévia junto do secretariado da Unidade de Saúde”, “não substitui as consultas de Planeamento Familiar que são efectuadas na USF”.

- PUB -

“Participem. Cuidem da vossa saúde. A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. Quaisquer dúvidas, deve obter informações junto da sua equipa de família”, apela a unidade através da mesma nota.

“Teoricamente, todos os casos de cancro do colo do útero são atribuíveis à infecção pelo Papiloma Vírus Humano, usualmente conhecido por HPV”.

A “prevenção primária passa pela vacina HPV”, sendo que “nas mulheres não contempladas por este plano, a vacinação mantém-se indicada, principalmente nos casos que apresentam lesões na citologia cervical”.

- PUB -

A inoculação, explica a USF du Bocage, representa uma “forma de oferecer protecção em relação aos outros tipos de HPV”, mas “não é tratamento de uma infecção HPV já existente”.

“Apesar da vacinação, é importante manter o rastreio do cancro do colo do útero, com a realização da citologia cervical (Papanicolau)”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -