1 Outubro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalMunícipes de Setúbal podem ajudar a contar população de periquitos-de-colar existente no...

Munícipes de Setúbal podem ajudar a contar população de periquitos-de-colar existente no concelho

Os munícipes de Setúbal podem contribuir para a contagem total de periquitos-de-colar existentes no concelho sadino, com o objectivo de ser elaborado “um recenseamento nacional da espécie”, para se “perceber a sua dimensão populacional e distribuição ao longo do País”.

- PUB -

Em comunicado, a Câmara Municipal sadina pede “a participação dos cidadãos na identificação da espécie periquito-de-colar em meio urbano”, depois de ter aderido à “campanha nacional de monitorização de aves nidificantes”.

A iniciativa é “promovida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves” e o passo é simples: “Os voluntários interessados em participar só precisam de passear num jardim, parque ou outra zona verde da cidade ao final do dia, entre as 16h30 e o pôr do Sol, e registar os periquitos-de-colar observados”.

É igualmente importante os setubalenses tentarem “perceber se as aves se estão a alimentar ou a juntar- -se numa árvore para descansar”. “O registo deve ser submetido entre os dias 1 e 30 de Novembro numa página criada para o efeito, disponibilizada em https://www.spea.pt/voluntariado/ajude-nos-a-contar-periquitos/”.

- PUB -

Os periquitos-de-colar caracterizam-se por ser uma espécie “ruidosa e sociável e têm uma coloração geral verde, com uma longa cauda pontiaguda e bico vermelho”. De realçar que “os machos têm a particularidade de possuir um colar preto e rosa”.

A espécie, além da cidade de Setúbal, pode ser encontrada no distrito nos concelhos de Sesimbra, Seixal, Montijo e Almada”.

A nível nacional, por sua vez, está presente na “Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras, Sintra, Coimbra, Caldas da Rainha, Maia, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Faro, Portimão, Povoação, Ponta Delgada e Funchal”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Bombeira grávida de sete meses diz-se ‘injustamente dispensada’ de serviço

Autoridade para as Condições do Trabalho esteve no quartel da associação
- PUB -