1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMunícipes de Setúbal podem ajudar a contar população de periquitos-de-colar existente no...

Munícipes de Setúbal podem ajudar a contar população de periquitos-de-colar existente no concelho

Os munícipes de Setúbal podem contribuir para a contagem total de periquitos-de-colar existentes no concelho sadino, com o objectivo de ser elaborado “um recenseamento nacional da espécie”, para se “perceber a sua dimensão populacional e distribuição ao longo do País”.

- PUB -

Em comunicado, a Câmara Municipal sadina pede “a participação dos cidadãos na identificação da espécie periquito-de-colar em meio urbano”, depois de ter aderido à “campanha nacional de monitorização de aves nidificantes”.

A iniciativa é “promovida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves” e o passo é simples: “Os voluntários interessados em participar só precisam de passear num jardim, parque ou outra zona verde da cidade ao final do dia, entre as 16h30 e o pôr do Sol, e registar os periquitos-de-colar observados”.

É igualmente importante os setubalenses tentarem “perceber se as aves se estão a alimentar ou a juntar- -se numa árvore para descansar”. “O registo deve ser submetido entre os dias 1 e 30 de Novembro numa página criada para o efeito, disponibilizada em https://www.spea.pt/voluntariado/ajude-nos-a-contar-periquitos/”.

- PUB -

Os periquitos-de-colar caracterizam-se por ser uma espécie “ruidosa e sociável e têm uma coloração geral verde, com uma longa cauda pontiaguda e bico vermelho”. De realçar que “os machos têm a particularidade de possuir um colar preto e rosa”.

A espécie, além da cidade de Setúbal, pode ser encontrada no distrito nos concelhos de Sesimbra, Seixal, Montijo e Almada”.

A nível nacional, por sua vez, está presente na “Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras, Sintra, Coimbra, Caldas da Rainha, Maia, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Faro, Portimão, Povoação, Ponta Delgada e Funchal”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -