29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEmbarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

 

- PUB -

A embarcação de pesca artesanal “Boa Estrela”, foi esta manhã de terça-feira danificada por orcas ao largo da costa de Tróia. Os animais, quatro, danificaram a quilha da embarcação, tornando-a inavegável, e provocou o pânico entre os pescadores a bordo. Nenhum dos homens sofreu ferimentos.

Os pescadores tinham saído da Doca dos Pescadores quando pelas dez horas, sofreram o que Edmundo Ambulate, mestre da embarcação, considera como um ataque que durou cerca de 20 minutos. Estavam a três milhas náuticas da costa do Carvalhal quando foram surpreendidos por um grupo de orcas. Os animais partiram a quilha e investiram várias vezes contra a embarcação.

“Estávamos a recolher a rede de pesca quando as orcas começaram a bater no barco”, conta Edmundo Ambulate. O pescador profissional desligou o motor, o procedimento recomendado pelas autoridades em encontros com orcas, mas pouco lhe valeu. “As orcas continuaram a bater no barco com muita força e partiram o leme”.

- PUB -

Nessa altura, Edmundo voltou a ligar os motores e esperou que o ataque cessasse. “Continuámos a tirar a rede do mar e passado algum tempo, as orcas desistiram”, conta o pescador setubalense.

O alerta para a Polícia Marítima de Setúbal e a “Boa Estrela” foi depois rebocada por uma outra embarcação que passava no local. Será agora submetida a reparações. “Não sei quanto tempo vai estar parada”, lamenta Edmundo Ambulate.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -