2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEmbarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

 

- PUB -

A embarcação de pesca artesanal “Boa Estrela”, foi esta manhã de terça-feira danificada por orcas ao largo da costa de Tróia. Os animais, quatro, danificaram a quilha da embarcação, tornando-a inavegável, e provocou o pânico entre os pescadores a bordo. Nenhum dos homens sofreu ferimentos.

Os pescadores tinham saído da Doca dos Pescadores quando pelas dez horas, sofreram o que Edmundo Ambulate, mestre da embarcação, considera como um ataque que durou cerca de 20 minutos. Estavam a três milhas náuticas da costa do Carvalhal quando foram surpreendidos por um grupo de orcas. Os animais partiram a quilha e investiram várias vezes contra a embarcação.

“Estávamos a recolher a rede de pesca quando as orcas começaram a bater no barco”, conta Edmundo Ambulate. O pescador profissional desligou o motor, o procedimento recomendado pelas autoridades em encontros com orcas, mas pouco lhe valeu. “As orcas continuaram a bater no barco com muita força e partiram o leme”.

- PUB -

Nessa altura, Edmundo voltou a ligar os motores e esperou que o ataque cessasse. “Continuámos a tirar a rede do mar e passado algum tempo, as orcas desistiram”, conta o pescador setubalense.

O alerta para a Polícia Marítima de Setúbal e a “Boa Estrela” foi depois rebocada por uma outra embarcação que passava no local. Será agora submetida a reparações. “Não sei quanto tempo vai estar parada”, lamenta Edmundo Ambulate.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -