18 Outubro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Espaços inusitados sadinos recebem festival de cinema com exibição de 90 filmes

Espaços inusitados sadinos recebem festival de cinema com exibição de 90 filmes

Iniciativa arranca pelas 21h30, na Casa da Baía, com a animação “O Clitóris” e o documentário “Água sagrada”

 

- PUB -

Do romance à comédia, passando também pelo suspense, vão ser 90 os filmes exibidos em diversos locais da cidade de Setúbal a partir de amanhã, no âmbito do festival CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários.

A partir de espaços como a Casa da Baía, o Auditório Bocage ou a Escola de Hotelaria e Turismo sadina, a população vai puder assistir até dia 17, de forma gratuita, a produções provenientes de “quarenta países”, estando incluídas “estreias mundiais e candidatos aos Óscares”.

Organizada pela Associação Cultural Festroia, com o patrocínio da Câmara Municipal, a ‘viagem’ pelos diversos géneros cinematográficos começa amanhã, pelas 21h30, na Casa da Baía, “na qual é exibida a animação “O Clitóris”, da canadiana Lori Malépart-Traversy”, refere a autarquia em comunicado.

- PUB -

A apresentação insere-se na secção “Estimula-te!”, que “dá a conhecer uma selecção de primeiras obras de novos realizadores nacionais e estrangeiros, agrupadas em animação, artes plásticas, beleza e aceitação, novos valores russos, curtas realizadas por homens e da autoria de mulheres”.

Também amanhã chega ao equipamento municipal o documentário “Água sagrada”, do belga Olivier Jourdain. Esta secção, uma das três que compõem o CLIT, vai ter também em destaque “um conjunto de produções da Escola Artística Soares dos Reis, exibidas a 14 de Outubro, data em que se assinalam os 174 anos do nascimento do escultor”.

Já a “Activa-te!”, “de carácter competitivo”, vai ser dinamizada “no Instituto Politécnico de Setúbal e conta com o patrocínio do Programa Cidadãos Activos/EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto”.

- PUB -

Centrada nas temáticas sociais e ambientais, esta secção vai contar com filmes voltados para a “protecção dos oceanos, saúde mental, direitos das mulheres, refugiados, acção climática, agro-ecologia e impactes da robótica e da inteligência artificial”.

A última secção, designada “Descobre-o!”, “foi pensada para o público aventureiro, com exibições em espaços não divulgados, que desafia os participantes a embarcar numa descoberta dos locais, alimentada por pista na aplicação para dispositivos móveis e nas redes sociais”.

Para o director do festival, Luís Humberto Teixeira, este mote “procura quebrar os hábitos do público de ver cinema em casa, acentuados com os confinamentos, introduzindo um elemento de surpresa e transformando os espectadores em descobridores”.

O programa encerra a 17 de Outubro com “duas masterclasses da FX Animation Barcelona 3D & Film School, a realizar na Escola de Hotelaria e Turismo, concretamente “Do talento ao sucesso, chaves para a evolução de quem realiza”, por Fàtima Vilà, e “Pós- -produção e VFX para filmes independentes”, por Viviana Niño”.

A iniciativa, que reserva também “debates, artes plásticas e dança”, vai terminar a partir do palco do Auditório Bocage, “com a entrega de prémios aos filmes em competição e uma homenagem a Paulo Trancoso, produtor e presidente da Academia Portuguesa de Cinema”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -