26 Outubro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Festa da Ilustração abriu este sábado e decorre até Novembro

Festa da Ilustração abriu este sábado e decorre até Novembro

Marta Madureira e Pierre Pratt são os artistas convidados desta sétima edição que apresenta doze exposições em vários espaços da cidade

- PUB -

A sétima edição da Festa da Ilustração arrancou este sábado com a inauguração das exposições de Marta Madureira e Pierre Pratt, os artistas convidados deste ano, na Casa da Cultura, em Setúbal.

O momento contou com a presença de dezenas e pessoas, que tiveram oportunidade de fazer uma visita, às duas mostras, guiada pelos próprios autores. Primeiro, José Teófilo Duarte, curador do evento, que é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com várias parcerias, assinalou a abertura da edição expressando o desejo de que a festa possa interpelar os setubalenses. “Espero que se divirtam, que as ilustrações vos façam pensar, que ponham muitas incertezas, mas nunca desencantos”, disse.

- PUB -

O curador recorda que a Festa da Ilustração começou, há sete anos, em homenagem aos ilustradores do jornal satírico francês Charlie Hebdo, que foram assassinados na redacção. “Não é a morte que se assinala. É a vida dessa gente corajosa que viveu sem medo. Gente que viveu em voz alta e de lápis bem afiado”, destaca Teófilo Duarte, para quem o desenho é “uma arma contra a arrogância e a estupidez”.

A liberdade foi também a palavra escolhida pelo vereador da Cultura para definir o certame. Pedro Pina disse tratar-se de um projecto de resistência. “Somos e queremos continuar a ser uma ilha de resistência, de apoio aos artistas”, afirmou o autarca, assegurando a aposta na continuidade do evento. “Enquanto as forças nos couberem, a festa será uma marca incontornável da cidade de Setúbal”, garantiu, acrescentando que não falta determinação para vencer algumas resistências. “Se calhar temos de ter o esforço de fazer muitos desenhos para explicar muitas coisas, mas, na Câmara Municipal de Setúbal, estamos dispostos a isso”.

 

- PUB -

Da tesoura de Marta Madureira à desorganização de Pierre Pratt

Na Casa da Cultura podem ser vistas já as exposições dos dois artistas em destaque este ano.

Marta Madureira, com a mostra ‘A vida das coisas (e ainda algumas coisas da vida)’, repartida por quatro áreas temáticas, exibe as suas muitas ilustrações para livros, sobretudo infantis, mas também cartazes e trabalhos experimentais.

A artista que recorre muito à tesoura, em trabalhos que juntam recortes, fotografia e desenho, diz ter sentido “liberdade” na Casa da Cultura durante os três dias de montagem da exposição. “Desde a primeira edição que vi a Festa da Ilustração como algo maior”, declarou a ilustradora convidada deste ano.

Como convidado estrangeiro, Pierre Pratt, que já vive em Portugal há 14 anos e esta prestes a ter nacionalidade portuguesa, expõe em Setúbal sob o título ‘É tudo isto (e nada disto o que tinha a dizer) – frase de Mário Dionísio – confessa-se uma pessoa “desorganizada e contraditória”. O artista canadiano, que é, sobretudo, ilustrador de livros, explicou aos presentes como essa personalidade está patente na sua obra.

Sobre a Festa das Ilustração diz tratar-se de “uma coisa muito especial” e “humana”, que não existe em muitos lados do mundo, e “uma oportunidade de mostrar os ilustradores”.

Esta sétima edição tem um programa que vai até 7 de Novembro, com 12 exposições patentes nos diversos espaços culturais da cidade, nomeadamente na Casa da Cultura, A Gráfica, Casa das Imagens, Casa da Avenida, Culsete, Museu do Trabalho, Atelier do 11, Casa do Largo, Casa Bocage e Atelier Zé da Nova, e também em Azeitão, na biblioteca.

Outro convidado deste ano é João Carlos Celestino Gomes e entre os ilustradores presentes estão também José Brandão, André Ruivo, António Jorge Gonçalves, Vasco e Zé Nova, e uma mostra coletiva de alunos de escolas superiores de artes.

A Gráfica – Centro de Criação Artística acolhe as exposições “Ilustradores Portugueses”, com a apresentação de trabalhos de desenhadores de relevo nacional, e “Ver ao Perto” dedicada a artistas da região, este ano alargada aos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Também no espaço de A Gráfica, tal como no ano passado, realiza-se a Feira da Festa, com a participação de profissionais da área do design e a dinamização de atividades paralelas, como um ciclo de filmes de animação para famílias, concertos, workshops e visitas guiadas.

 

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Leonor Amado foi encontrada viva hoje de manhã caída num penhasco em Palmela

A idossa foi socorrida pelos Bombeiros de Palmela, tendo sido levada para os Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, de onde teve alta ainda hoje cerca das 20h00

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Superpolícias da esquadra do Montijo sagram-se campeões europeus de jiu-jitsu

Ouro de José Peres e João Pavia soma a méritos profissionais: um já salvou uma vida humana; o outro efectou detenções fora de serviço
- PUB -