26 Outubro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Eugénio Fonseca toma posse como vogal do Conselho das Ordens de Mérito...

Eugénio Fonseca toma posse como vogal do Conselho das Ordens de Mérito Civil

Conselho tem como objectivo “galardoar o mérito civil, manifestado no exercício de funções públicas ou privadas”

 

- PUB -

Em cerimónia realizada no Palácio de Belém, Eugénio Fonseca volta a assumir o cargo de vogal do Conselho das Ordens de Mérito Civil, neste que será o seu terceiro mandato na função. O acto decorreu na passada sexta-feira.

O setubalense de 64 anos tornou-se assim vogal do conselho que tem como objectivo “galardoar o mérito civil, manifestado no exercício de funções públicas ou privadas, em especial na área social, na educação e no meio empresarial”.

- PUB -

Além do actual presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, o Presidente da República e Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, Marcelo Rebelo de Sousa, conferiu também posse a Francisco Seixas da Costa, Maria Isabel Jonet, José Carlos dos Santos, Maria da Graça Carvalho, Olga Laureano e Isabel Furtado, “sob proposta da sua chanceler Maria Helena Nazaré”.

São três as Ordens de Mérito Civil – Ordem do Mérito, Ordem da Instrução Pública e Ordem do Mérito Empresarial -, sendo que cada uma assume finalidades e insígnias específicas, consagradas na Lei das Ordens Honoríficas.

Cabe às Ordens Honoríficas Portuguesas, agrupadas por três grupos, “galardoar ou distinguir, em vida ou a título póstumo, os cidadãos nacionais que se notabilizem por méritos pessoais, por feitos militares ou cívicos, por actos excepcionais ou por serviços relevantes prestados ao País”, lê-se em informação publicada no site oficial da Presidência da República.

- PUB -

Na cerimónia, foram igualmente empossados os 15 vogais do Conselho das Antigas Ordens Militares e do Conselho das Ordens Nacionais.

Compete aos três conselhos “dar parecer sobre as propostas e solicitações de agraciamento com as respectivas Ordens e propor, nos termos da presente lei, a concessão de condecorações com as suas Ordens”.

“Os conselhos das Ordens são presididos pelo respectivo chanceler e os seus vogais são nomeados de entre as Grã-Cruzes, Grande-Oficiais e Comendadores das respectivas Ordens. Os vogais da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito podem ser escolhidos de entre os condecorados com qualquer grau”.

Eugénio Fonseca foi agraciado a 10 de Junho de 2007, pelo então Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, com a Ordem de Mérito de Grande Oficial.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Leonor Amado foi encontrada viva hoje de manhã caída num penhasco em Palmela

A idossa foi socorrida pelos Bombeiros de Palmela, tendo sido levada para os Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, de onde teve alta ainda hoje cerca das 20h00

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Superpolícias da esquadra do Montijo sagram-se campeões europeus de jiu-jitsu

Ouro de José Peres e João Pavia soma a méritos profissionais: um já salvou uma vida humana; o outro efectou detenções fora de serviço
- PUB -