26 Outubro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Professor José Fernando Gonçalves eternizado no EcoParque do Outão

Professor José Fernando Gonçalves eternizado no EcoParque do Outão

Equipamento tem agora o seu nome porque foi “um dos projectos mais importantes” que ajudou a concretizar

 

- PUB -

O nome do professor José Fernando Gonçalves, falecido no passado mês de Janeiro, encontra-se agora eternamente ligado “a um dos projectos mais importantes” que ajudou a concretizar: o EcoParque do Outão.

A homenagem, realizada na passada quarta-feira, no Dia de Bocage e da Cidade, teve especial importância para Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que, visivelmente emocionada, relembrou “o amigo, sempre recordado com enorme saudade”.

- PUB -

José Fernando Gonçalves, ligado à área do desporto e dinamizador do turismo local, “permitiu a transformação de um desqualificado parque de campismo residencial num equipamento turístico de grande qualidade aberto a todos os que o procuram”.

Por este motivo, dá agora nome ao EcoParque do Outão, numa homenagem organizada também porque “amava a sua cidade, em que ajudou a moldar várias gerações, de quem foi professor de educação física, de gerações de miúdos e miúdas que ele estimava como ninguém”, referiu a autarca.

Em seguida, acompanhada da mulher de José Fernando Gonçalves e de um dos seus dois filhos, revelou que o professor era “um dos que levava a amizade franca e leal” e que mantinha uma “incomensurável força de trabalho e uma inultrapassável capacidade de estabelecer pontes”.

- PUB -

“Acima de tudo, foi para mim, e creio que para muitos, um enorme amigo. Um amigo também do mundo. Por isso, aqui lhe deixamos esta simples homenagem, ele que era tão avesso a estas coisas”, comentou.

Também a sua disponibilidade para ajudar a resolver problemas e para “criar coisas novas” em benefício da cidade foi destacado por Maria das Dores Meira, que disse preferir “não lhe fazer esta homenagem, porque com os amigos celebra-se a vida e nunca a morte”.

“José Fernando Gonçalves deixa-nos a memória e a marca do enorme amigo que foi, das relações fortes que estabeleceu com alunos, amigos e com todos os que com ele puderam trabalhar. Setúbal é hoje uma cidade mais atractiva, mais rica, mais apreciada também graças a ele”, sublinhou.

Já Maria Luís, mulher de José Fernando Gonçalves, agradeceu “comovidamente a tão singela mas tão profunda e significativa cerimónia e a atribuição do seu nome a este moderno e magnífico espaço”.

“Filho extremoso desta sua tão amada cidade, sempre revelou a inteira disponibilidade para colaborar em tudo. Onde quer que permanece, sentir-se-á muito honrado pela nobre distinção. Ele honrado e nós, mulher e filhos, envaidecidos”, assegurou.

José Fernando Gonçalves, nascido em Setúbal a 25 de Fevereiro de 1954, “cedo se tornou professor de Educação Física, tendo terminado posteriormente a formação superior em 1983, no Instituto Superior de Educação Física da Universidade Técnica de Lisboa”, referiu a edil.

Docente em diversas escolas de ensino básico e secundário do concelho, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e em vários clubes e associações desportivas, o homenageado “foi destacado para o município de Setúbal em 1998 com o objectivo de dar assessoria técnica à construção, abertura e gestão das piscinas municipais de Azeitão e das Manteigadas”.

“Mais tarde, acompanhou as actividades da Divisão de Desporto, do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal e de desenvolvimento do Parque Urbano de Albarquel. Em 2009, aceitou o desafio de estruturar o sector do turismo, destacando-se a abertura da Casa da Baía como um dos mais importantes projectos em que se envolveu”.

Já enquanto coordenador do Gabinete de Turismo, traçou “um caminho nunca percorrido com a criação de parcerias que permitiram promover externamente Setúbal e recuperar para a cidade e para o concelho o seu lugar de destino turístico de excelência”.

Desempenhou ainda, em 2018, a função de director-geral da Associação a Baía de Setúbal e era, desde 2019, membro da direcção da Associação de Promoção e Turismo do Alentejo.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Leonor Amado foi encontrada viva hoje de manhã caída num penhasco em Palmela

A idossa foi socorrida pelos Bombeiros de Palmela, tendo sido levada para os Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, de onde teve alta ainda hoje cerca das 20h00

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Superpolícias da esquadra do Montijo sagram-se campeões europeus de jiu-jitsu

Ouro de José Peres e João Pavia soma a méritos profissionais: um já salvou uma vida humana; o outro efectou detenções fora de serviço
- PUB -