20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalFesta do Teatro arranca hoje com mais de trinta espectáculos

Festa do Teatro arranca hoje com mais de trinta espectáculos

Edição deste ano conta com 17 exibições na secção oficial e sete estreias

A XXIII Festa do Teatro de Setúbal faz-se, de 18 a 28 de Agosto, com mais de trinta espectáculos, entre artes performativas, concertos, projecção de curtas-metragens, conversas sobre teatro e uma exposição de artes plásticas. São 17 os momentos que preenchem a secção oficial e sete são estreias. A edição deste ano do Festival Internacional de Teatro setubalense conta ainda com a participação de duas companhias estrangeiras que actuam pela primeira vez no nosso país.

- PUB -

De acordo com José Maria Dias, director do Teatro Estúdio Fontenova, que organiza o evento em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, esta será uma edição “na qual o público pode esperar espectáculos de qualidade, para todos os públicos e de várias estéticas, que é também uma das componentes do festival”.

A festa abre no dia 18, pelas 18h00, com apontamento musical de Sallim, no Convento de Jesus, seguido da apresentação de “A paz perpétua”, pelo Teatro Estúdio Fontenova, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama (ESSG).

A 19, pelas 19h00, no ginásio da ESSG, é apresentado “Shaken and stirred”, numa produção da JÁ International Theatre. Às 21h00, sobem ao palco do Fórum Luísa Todi o Teatro Estúdio Fontenova e a Companhia Mascarenhas-Martins, com a estreia de “MATA”. A peça é novamente exibida no dia seguinte, 20 de Agosto, à mesma hora e no mesmo local. Ainda a 20, às 19h00, sobe ao auditório da ESSG a peça “Haverá”, da Companhia InsanaCena.

- PUB -

No dia 21, “A Caminhada dos Elefantes”, para maiores de seis anos, pela Formiga Atómica, vai ao ginásio da ESSG às 11h00 e às 16h00. Igualmente dirigido ao público infantil, “Anel das Fábulas” mostra-se em sessões contínuas de 20 minutos entre as 17h00 e as 20h00, no Parque do Bonfim, repetindo-se no dia 22, no mesmo horário e local. Pelas 21h00, em frente à Casa da Cultura, tem lugar um apontamento musical com Senza.

Das artes performativas às artes plásticas

No âmbito do projecto “Ir e Vir e Voltar (com livros)”, do Programa Municipal de Educação pela Arte e Ciências Experimentais, Ricardo Guerreiro Campos apresenta, a 22, às 11h00, no auditório da ESSG, “A Metade que Falta”. Às 19h00, no ginásio da escola setubalense, A Lagarto Amarelo exibe “Mil Palavras por Dia”, enquanto às 21h00, no Parque do Bonfim, o Teatro das Beiras mostra “Nosocómico”.

- PUB -

No dia 23 de Agosto, às 18h00, no Cinema Charlot, é a vez de a a brasileira Platô, vencedora, em 2019, da secção Off – Mais Festa, estrear o espectáculo “O Conselheiro da Favela”, em formato vídeo, uma vez que a companhia se encontra impossibilitada de se deslocar a Portugal. Depois, às 21h00, a companhia espanhola Cia. Trotamundos traz “Historias de un Baú” à Praça de Bocage. No mesmo dia, debatem-se políticas culturais locais na Casa da Avenida, com encontro marcado para as 16h30. Na mesma tarde, o Cinema Charlot – Auditório Municipal projecta, em parceria com a Experimentáculo, as curtas-metragens “O Mar Já Não Para Aqui”, “Como Gado”, “Goa, A Piece of Peace”, “Gen. Y”, “Para Reminiscência” e “Não Procures Mais Além”.

A 24, são apresentados os espectáculos “Conflito-Duelo-Rutura”, pelo Colectivo Breathe!, pelas 19h00, no auditório da ESSG, “Eça agora!”, por Dinis Binnema, e “Simbiosis”, pela espanhola Alodeyá, no Parque do Bonfim, às 18h00 e às 21h00, respectivamente.

Catarina Teixeira e Michal Wilk trazem “Let me forget for a second that I have never really needed you” à mesma instituição de ensino no dia 25, às 20h30 e depois às 22h10. No mesmo dia, é ainda apresentada a peça “A Curiosidade dos Anjos”, pela A Bruxa Teatro, às 21h00.

“Primeiro ensaio”, pelo Grupo Cru, “Sacro”, pela brasileira Amanda Gonsales, e “CZ/Ferdinand!”, por Lachende Bestien, acontecem a 26. “Desimpedido”, da The Actor’s Sofa, e “Noites Brancas”, pelo Teatro Art’Imagem, completam a programação de dia 27.

Para dia 28 de Agosto, data de encerramento do festival, está marcado “Capuchinho”, para bebés, numa produção do Teatro Plage, às 11h00, no auditório da ESSG, “Avós – Histórias Germinadas no Quintal”, da Monstro Colectivo, às 11h00 e às 17h00, no Parque do Bonfim, “Intranquilidade”, Cia. Mefisteatro, às 18h00, no ginásio da ESSG, e “Otus”, por Oliveira & Bachtler, às 20h00, no Fórum Municipal Luísa Todi. Neste último dia, pelas 21h30, “Mr Fortez Trioplus” actua no pátio da ESSG.

Durante todos os dias do certame, estará patente a exposição “O início do fim das possibilidades”, de Ana Isa Férias, João Bordeira, Madalena Salgueiro, Paula Moita e Ricardo Guerreiro Campos, no gradeamento da Escola Secundária Sebastião da Gama.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -