21 Setembro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Número de desempregados no concelho de Setúbal desce para 4 910 em...

Número de desempregados no concelho de Setúbal desce para 4 910 em ano de pandemia

Dados foram relevados por Maria das Dores Meira, na apresentação do livro que retrata a evolução socioeconómica de Setúbal

 

- PUB -

Mesmo em ano atípico, marcado pela propagação da covid-19, o número de desempregados no concelho sadino desceu para os 4 910, o que representa um decréscimo de 690 cidadãos sem emprego, comparativamente aos 5 600 a registar em 2020.

Estes dados foram revelados por Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, na apresentação do novo livro municipal na passada sexta-feira.

- PUB -

A publicação “Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho” tem como principais temas a evolução socioeconómica da cidade, “bem como o tecido empresarial existente no concelho”.

A obra, com mais de duas centenas de páginas, contempla igualmente “uma análise profunda e detalhada” da “internacionalização” da cidade, “impulsionada pelo contributo das empresas sediadas no território e por investimentos realizados nos últimos anos para gerar emprego”, referiu o município em comunicado.

Para a autarca, no livro “está informação essencial sobre empresas de dimensão internacional, que geram milhares de empregos e incorporam tecnologia de ponta”.

- PUB -

Exemplo disso são a “The Navigator Company, que instalou na cidade umas das maiores máquinas de produção de papel, e a Lisnave, a qual concentra uma base tecnológica de ponta”, a par das “pequenas e médias firmas” instaladas em Setúbal.

De acordo com a edil, “algumas destas empresas saíram para outras paragens e voltaram, anos depois, à terra onde nasceram”. “O acolhimento que aqui tiveram para os projectos favorecia o desenvolvimento das ideias que tinham”, reforçou.

Também “a dinâmica e a posição geográfica da baía” foram referidas na sua intervenção, por fazerem com que “Setúbal seja um concelho atractivo para investidores”.

“Basta olhar para o que se passa na Sapec Bay, com a instalação de novas empresas no Parque Blue Biz, e para a presença da fábrica da Laser, um dos maiores produtores mundiais de embarcações de vela ligeira”, sublinhou.

Em seguida, Maria das Dores Meira “acrescentou o facto de o desenvolvimento turístico-económico ter potenciado a criação de muitas novas empresas na área da restauração e hotelaria e de serviços de suporte a estes sectores”.

“Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho”, organizada em “três áreas nucleares”, “apresenta ainda matérias relacionadas com a qualificação da população e emprego, a estrutura empresarial, os sectores de actividade, os espaços de acolhimento de actividades económicas e a internacionalização e posicionamento externo de Setúbal”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...
- PUB -