19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPoeta e tradutor Pedro Tamen morre aos 86 anos em Setúbal

Poeta e tradutor Pedro Tamen morre aos 86 anos em Setúbal

O poeta Pedro Tamen, de 86 anos, morreu ontem em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família.

- PUB -

Tamen, que também foi tradutor, estreou-se, em 1956, com a obra “Poema para Todos os Dias”, tendo publicado cerca de oito títulos de poesia, entre eles “O Livro do Sapateiro”, que lhe valeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, em 2010, e o Prémio Casino da Póvoa/Correntes d’Escritas, em 2011.

Pedro Tamen escreveu também teatro e traduziu autores como Gabriel Garcia Marquez, Reinaldo Arenas, Marcel Proust e Gustave Flaubert.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, já lamentou a morte do escritor e tradutor, que classificou de “figura maior da literatura portuguesa”.

- PUB -

Numa mensagem publicada na rede social Twitter, a ministra salientou que Tamen “construiu uma obra poética extraordinária, com um domínio magistral da língua portuguesa e das suas sonoridades”.

Director da extinta editora Moraes, com o escritor António Alçada Baptista, foi vogal do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, desde 1975 até 2000.

Foi também membro da direcção e presidente da assembleia geral da Associação Portuguesa de Escritores.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -