24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAssociação Cultural Sebastião da Gama entrega prémio nacional de poesia

Associação Cultural Sebastião da Gama entrega prémio nacional de poesia

Pela primeira vez na Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

 

- PUB -

Depois de consecutivos adiamentos, foi entregue, na tarde de sábado, o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, na Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão.

“Distância de mim para mim” é a obra vencedora da edição de 2020, da autoria de Anabela Coelho, que assina com o pseudónimo Luísa Vasconcelos.

O livro, publicado pela Associação Cultural Sebastião da Gama, conta com capa de António Galrinho.

- PUB -

Anabela Coelho, já distinguida com vários prémios literários nas modalidades de conto e poesia, enalteceu a iniciativa que, nas suas palavras, “continua a perpetuar o poeta da Arrábida no mundo e ao mesmo tempo dá-me também a possibilidade de mostrar a minha modesta poesia”.

De acordo com a apreciação do júri, “estamos perante um conjunto de versos simples e diversificados, muito intuitivos e sentidos, desvendando uma panóplia de gostos por pessoas, lugares e coisas, que preenchem o universo da autora e revelam percursos quotidianos”.

Em representação da associação, a sua presidente, Alexandrina Pereira, começou por contar que o prémio, que remonta a 1988, surgiu por iniciativa das então duas juntas de freguesia existentes em Azeitão – de São Lourenço e de São Simão.

- PUB -

Tendo sempre presente a importância de perpetuar a memória do poeta da Arrábida, recordou ainda que Joana Luísa, a mulher de Sebastião da Gama, desempenhou em várias edições o papel de jurada da iniciativa e que desde 2007 a associação tem vindo a organizar bianualmente o certame, em colaboração com a Junta de Freguesia de Azeitão e a Câmara Municipal de Setúbal.

“Um prémio que honra Sebastião da Gama e Joana Luísa”

Nesta que é a 16.ª edição do prémio, Celestina Neves, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, disse ter encontrado uma “entrega singela, que é ao mesmo tempo a melhor forma que alguma vez já foi entregue, porque pela primeira vez acontece na Casa Memória.

Este é um prémio que efectivamente honra Sebastião da Gama e Joana Luísa e daqui em diante será sempre em crescente”. A edil adiantou ainda: “a concretização deste projecto, desta Casa Memória, é, entre tudo o que fiz até agora, das coisas que mais alegria me dá”.

Presente esteve também Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que iniciou a sua intervenção parabenizando a freguesia azeitonense, “que teve a visão de continuar a perpetuar o nome deste grande poeta que foi Sebastião da Gama, convictos e se calhar movidos pela grande mulher que se chamava Joana Luísa e que teimosamente dizia que a obra deste poeta não podia nunca ser esquecida”.

A autarca partilhou ainda a sua primeira inauguração em Setúbal enquanto vereadora com o pelouro da cultura da Câmara Municipal, no Verão de 2002: “inaugurámos a mercearia do Museu do Trabalho e nesse momento, ou seja, o primeiro poema que li em Setúbal foi ‘Pelo sonho é que vamos’, de Sebastião da Gama”.

Também os vereadores da autarquia setubalense Ricardo Oliveira e Pedro Pina marcaram presença. O responsável pelo pelouro da educação e da saúde reforçou a “importância de que a Junta de Freguesia de Azeitão, a Câmara Municipal de Setúbal e a Associação Cultural Sebastião da Gama continuem a investir na palavra, na valorização da palavra, que é a forma como nos exprimimos, como vivemos os nossos sentimentos e como nos entendemos”.

Por seu turno, Pedro Pina, que assume o pelouro da cultura, considerou que “o prémio é uma marca incontornável da cultura de Setúbal”, desejando que assim continue, uma vez que “a poesia é ainda um lugar de sonho, esperança e liberdade”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -