1 Agosto 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Setúbal Superlinox dá vida a “Aurora” e “Carlos” no Outão e na Praça...

Superlinox dá vida a “Aurora” e “Carlos” no Outão e na Praça do Brasil

A primeira, vestida de “rosa”, desperta atenção na 7.ª Bataria. A segunda irradia vermelho, junto a edifício municipal

 

- PUB -

São já 20 as esculturas que o artista anónimo conhecido como Superlinox espalhou pela cidade de Setúbal. As mais recentes designam-se “Aurora” e “Carlos”.

Vestida de cor-de-rosa, “Aurora” está na 7.ª Bataria desde 26 de Junho. No Outão, agora, esta cor prevalece. Superlinox pintou, inclusive, o próprio canhão onde está a figura de uma menina com um chupa-chupa na mão. O artista divulga os trabalhos nas redes sociais.

- PUB -

Ao dar a conhecer “Aurora” lança uma questão que reflecte a intenção por detrás da obra: “Por que é que ainda há crianças no mundo a sofrer por causa das guerras dos adultos?”. E deixa nota de que se apropriou do “canhão que é explicitamente um símbolo de violência”. “Ainda que suscite guerra, espero que este canhão não dispare senão balas de amor.”

Na Praça do Brasil, de costas para o edifício da Câmara Municipal de Setúbal e de frente para a linha ferroviária, encontra-se desde o último domingo a escultura de “Carlos”, com a cor vermelho vivo também presente no seu roupão e almofada. O artista revela nesta obra que “o sonambulismo pode ser perigoso para a própria saúde”. E junta: “Olhem para o ‘Carlos’ tão próximo da linha do Comboio”.

No texto que acompanha a imagem nas redes sociais do autor, explica que “uma pessoa sonâmbula parece estar acordada porque se movimenta com os olhos abertos, no entanto continua a dormir e não consegue controlar exactamente o que diz ou o que faz”. Entre metáforas e perguntas em aberto, Superlinox faz “a arte para as pessoas” com objectos do dia-a-dia facilmente reconhecidos e com a voz presente nas imagens que constrói.

- PUB -

Nas descrições feitas nas redes sociais estão ainda as coordenadas para encontrar as esculturas espalhadas em vários cantos da cidade. Está também a indicação do tipo de tinta usado em cada obra. “Aurora” e “Carlos” fazem parte da série “Heróis Descartáveis”.

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -