20 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalFilipe Gaivão pedala rumo à cidade sadina em acção de sensibilização para...

Filipe Gaivão pedala rumo à cidade sadina em acção de sensibilização para a síndrome de asperger

Atleta tem planeadas duas sessões de esclarecimento, uma direccionada para pais e outra para a população

 

- PUB -

O ciclista Filipe Gaivão encontra-se a realizar uma viagem de bicicleta de 12 dias pelo País, numa iniciativa de sensibilização para a síndrome de asperger, cujo circuito passa por Setúbal no dia 23 de Julho.

Após a sua chegada, prevista para as 16h30, o atleta tem planeadas duas acções em território sadino, “uma para pais e outra para a população em geral”. “A primeira, na Escola Básica do Montalvão – Laranjeiras, denominada Tempo de Pais, será uma sessão de atendimento a familiares de pessoas com síndrome de asperger”, enquanto que a segunda, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, é direccionada a todos os interessentes, explicou a Câmara Municipal em comunicado.

As duas sessões, “promovidas com o apoio do município, carecem de inscrição”. “Os interessados em participar devem concretizar a inscrição, enviando o nome completo, contacto e evento escolhido para o endereço [email protected]org.pt”.

- PUB -

Setúbal representa “o final da penúltima etapa, antes da partida de Filipe Gaivão para Lisboa”. No total, o ciclista vai pedalar “1 300 quilómetros de Norte a Sul do País”, com partida em Braga. No circuito, “há também passagens por Montalegre, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Castro Verde, Faro e Odemira”.

O projecto conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, instituição sem fins lucrativos criada em 2013 “por um grupo de pais para explicar, sensibilizar e desdramatizar o que é esta perturbação do espectro do autismo”.

“Dispõe de resposta social em Lisboa, a Casa Grande, onde se capacitam jovens a partir dos 16 anos para a vida activa. O seu programa de empregabilidade já integrou 45 jovens no mercado de trabalho desde 2015 e dispõe de uma rede de 22 empresas receptivas que os acolhem e integram”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -