1 Agosto 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Setúbal Serra de São Luís no Parque Natural da Arrábida com videovigilância para...

Serra de São Luís no Parque Natural da Arrábida com videovigilância para prevenir incêndios

A Serra de São Luís, situada no Parque Natural da Arrábida, conta agora com uma torre de videovigilância, instalada com o objectivo de prevenir a proliferação de incêndios.

- PUB -

Em comunicado, a autarquia sadina explica que o novo sistema, que “assegura a vigilância de uma área com 60 mil hectares”, é alimentando “por painéis solares e bateria”.

A “torre inclui quatro câmaras, uma de vigilância, com um zoom de grande alcance, para validação, localização e acompanhamento das ocorrências, assim como uma de detecção no espectro visível, dedicada à detecção automática de incêndios e identificação de colunas de fumo, ambas orientáveis”.

“Há ainda uma câmara de infravermelhos com capacidade térmica, também orientável, dedicada à detecção automática de incêndios, para identificação de pontos quentes que possam corresponder a novos focos de fogo, e outra de segurança local, fixa, dedicada à protecção e segurança dos equipamentos da torre”, refere a mesma nota.

- PUB -

Esta medida “permite detectar focos de incêndio e identificar colunas de fumo, pontos quentes ou chamas, tanto em período diurno como nocturno, inclusivamente em condições de visibilidade adversas”.

Quando descobertos, “é disparado um alarme visual e sonoro dirigido aos operadores responsáveis pela monitorização que, assim, podem analisar a informação de forma eficiente e, inclusivamente, direccionar a câmara de vigilância para a ocorrência”.

O equipamento conta também com “um sensor meteorológico, que permite monitorizar e determinar o risco de incêndio nestas regiões”.

- PUB -

“As informações recolhidas são encaminhadas, através de um sistema de comunicações rádio dedicado, para os dois centros de gestão e controlo, localizados nos comandos distritais da GNR, em Lisboa e Setúbal, responsáveis pela operacionalização deste novo sistema”

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -