25 Janeiro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCemitérios de Setúbal ampliados com construção de mil novas campas e ossários

Cemitérios de Setúbal ampliados com construção de mil novas campas e ossários

Intervenção nos cemitérios de Nossa Senhora da Piedade e da Paz engloba pintura das instalações, recuperação de calçadas e criação de zonas verdes

 

- PUB -

Os cemitérios do concelho de Setúbal estão a ser alvo de “um conjunto de melhoramentos” por parte da Câmara Municipal sadina, com vista à sua ampliação, através da construção de mais de mil novas campas e ossários.

No Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, a intervenção, “iniciada em Março e com conclusão prevista para o final de Julho”, contempla a criação de “cerca de 250 campas e ossários”, explicou a autarquia em nota de Imprensa. Para a sua concretização, “em breve vai avançar uma obra de arranjos exteriores na parte superior do equipamento municipal, com o objectivo de concessionar terrenos”.

A empreitada neste cemitério prevê, igualmente, “a manutenção das coberturas das diversas construções existentes, bem como a pintura das instalações administrativas, do armazém, balneários, escadas, muros e alçados dos ossários e a recuperação de calçadas”.

- PUB -

Para Eugénia Silveira, vereadora das Actividades Económicas do município sadino, “era já necessário requalificar a imagem do equipamento e melhorar as condições para quem presta homenagem aos entes queridos”.

Em seguida, destacou que “a obra de reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Piedade está concluída no exterior, sendo que no interior decorre o restauro da cúpula”, e que “a Câmara Municipal está a fazer um levantamento, com o objectivo de elaborar a Carta do Património do Cemitério de Nossa Senhora da Piedade”. De acordo com a edilidade, “a intenção é disponibilizar uma ferramenta com a indicação de elementos que devem ser preservados, a nível da arquitectura e a nível histórico-cultural, e dar a conhecer quais os setubalenses ilustres sepultados”.

“Este cemitério, datado de meados do século XIX, tem um património extraordinário ao nível dos jazigos e das campas. Aqui estão sepultadas muitas figuras ilustres da história da cidade”, concluiu.

- PUB -

No Cemitério da Paz, por sua vez, a edilidade tem prevista a criação de mais 800 ossários, num investimento de cerca de 250 mil euros. Numa primeira fase, já concluída, “foram construídos 312 ossários, sendo que está a decorrer a segunda fase da obra para construir mais 488, de forma a aumentar a capacidade de resposta do equipamento localizado na zona de Algeruz”.

Para este espaço, está também planeada “a criação de acessibilidades para os novos ossários e zonas verdes”, estando a decorrer, desde a passada semana, “uma acção de limpeza e manutenção dos espaços”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Duas das crianças feridas em acidente rodoviário em Palmela em estado grave

O sinistro envolveu três veículos ligeiros e obrigou ao corte de trânsito na EN 5 por mais de três horas

Morreu uma das crianças feridas em colisão automóvel no concelho de Palmela 

Menino tinha cinco anos e havia sido transportado no helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria. Ontem acabou por não resistir aos ferimentos

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -