12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDom Manuel Martins vai além-fronteiras para falar sobre bullying e preconceito

Dom Manuel Martins vai além-fronteiras para falar sobre bullying e preconceito

Iniciativa, pensada pelos estudantes, discute até sexta-feira temas “importantes para a sociedade e comunidade escolar”

 

- PUB -

No dia dedicado à Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, os alunos da Escola Secundária Dom Manuel Martins juntaram-se para conversar sobre bullying e preconceito, numa iniciativa desenvolvida além-fronteiras.

A ideia, que surgiu por parte dos estudantes, avançou com a ajuda de Elington Camillo de Souza, professor de filosofia, que, por considerar os temas “importantes para a sociedade e comunidade escolar”, quis dedicar-lhes não apenas um dia, mas uma semana.

“Os alunos conversaram comigo e eu elaborei o projecto e apresentei-o ao conselho pedagógico da escola, que aceitou a sua concretização. Cerca de 70% da iniciativa tem sido elaborada pelos estudantes”, explicou o docente a O SETUBALENSE.

- PUB -

Através dos seus “contactos pessoais”, conseguiu arranjar como convidados “pessoas do Brasil e dos Estados Unidos da América”, para “darem o seu ponto de vista na Semana da “Igualdade, Identidade, Não Violência”, que vai decorrer até sexta-feira na biblioteca da escola ou no auditório”.

Entre “palestras e diálogos”, “todos os alunos podem assistir, de acordo com as normas impostas derivado da pandemia”. Para o dia de hoje, pelas 13h35, está agendada uma conversa com a fadista Piedade Fernandes, na qual será abordada a interculturalidade.

Será também este o tema discutido pelas 14h20, entre os alunos da Escola Secundária Dom Manuel Martins e estudantes do 10.º ano de Portimão, acompanhados por Carlos Café, filósofo, escritor e professor.

- PUB -

Amanhã, por sua vez, a associação Sê Mais Sê Melhor, sediada em Faro, estará virtualmente presente no estabelecimento de ensino, pelas 15h15, para falar sobre “igualdade e identidade”.

No último dia os alunos vão ter oportunidade de conversar sobre a “igualdade, identidade, bullying e não violência”, assuntos debatidos por Henrique Komatsu, escritor e filósofo brasileiro, e Sérgio Papadiamantopoulos, “integrante reformado do exército e polícia dos EUA, membro da “International Police Association/ Orlando” e especialista em não violência/bullying”.

Para amanhã, entre as 11 e as 13 horas, está ainda planeada “a preparação e degustação de pratos típicos de diversos países, pelos alunos do curso de Técnico Restauração-Bar”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -