20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCasa das 4 Cabeças ‘renasce’ como alojamento local pelas mãos do município...

Casa das 4 Cabeças ‘renasce’ como alojamento local pelas mãos do município sadino

Edifício restaurado com mais de cinco séculos serve agora como extensão da Casa do Largo – Pousada da Juventude

 

- PUB -

A Casa das Quatro Cabeças, imóvel histórico classificado como de Interesse Municipal desde 1977, ganhou uma nova vida, depois de a Câmara de Setúbal ter procedido nos últimos meses à sua reconversão para alojamento local, num investimento de cerca de 370 mil euros.

O “restauro e conservação do edifício com mais de cinco séculos”, localizado no Bairro de Troino, “pôs fim ao cenário de degradação e abandono do espaço, servindo agora como extensão da Casa do Largo – Pousada da Juventude”, explicou a autarquia sadina em nota de Imprensa.

Na inauguração do equipamento, na passada quarta-feira, “a presidente do município, Maria das Dores Meira, sublinhou que a sua reabilitação acompanha o desenvolvimento feito no concelho nos últimos anos no que diz respeito à valorização do património histórico edificado, destacando, a título de exemplo, as requalificações do Convento de Jesus e da fachada do Hospital João Palmeiro”.

- PUB -

“Acreditamos que este é também o caminho para que possamos ter um território onde as pessoas sintam que é bom viver, sintam que é possível ter qualidade e, ao mesmo tempo, atrair visitantes”, acrescentou a autarca, acompanhada do executivo municipal e do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

“Localizada na esquina entre a Rua Fran Paxeco e a Travessa do Carmo, a Casa das Quatro Cabeças foi utilizada, durante vários anos, como habitação em forma de arrendamento, não tendo tido qualquer tipo de manutenção pelos sucessivos proprietários”. Por este motivo, “era imprescindível preservar e requalificar este forte elemento da identidade setubalense”, realçou a edil.

Em seguida, explicou: “Com a integridade estrutural comprometida, e em face da inexistência de condições de habitabilidade, a Câmara Municipal requereu, com carácter de urgência, a declaração de utilidade pública da expropriação do imóvel e a respectiva posse administrativa”.

- PUB -

O processo acabou por ser “longo e a intervenção global, passando pela reconstrução do interior e reabilitação e preservação do exterior do edifício, famoso pelas quatro cabeças esculpidas em diferentes pontos da fachada”.

Com uma nova ‘cara’, a Casa das Quatro Cabeças “pode ser usufruída por qualquer visitante e tem usos específicos previstos”. “Entre as singularidades, conta-se os nomes dos cinco apartamentos, inspirados nas praias setubalenses”.

Também as cores, apelativas, “são diferentes mas conjugam-se entre si”, com “os verdes da Serra da Arrábida e o azul do Rio Sado” contemplados. “O preço por noite pode variar, consoante as épocas do ano e o tipo de alojamento, entre os 60 e os 130 euros”. Já “a recepção funciona na Casa do Largo – Pousada da Juventude, no Largo José Afonso”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -