11 Maio 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Escola Profissional de Setúbal aumenta cursos no ano em que celebra três...

Escola Profissional de Setúbal aumenta cursos no ano em que celebra três décadas de existência

Neste próximo ano lectivo vai haver mais duas turmas, uma de Manutenção Industrial-Electromecânica e outra de Comunicação-Marketing e Publicidade

 

- PUB -

A completar 30 anos de existência, a Escola Profissional de Setúbal (EPS) prepara-se para alargar a oferta formativa. Neste próximo ano lectivo, que está em preparação, haverá mais dois cursos; de Técnico de Manutenção industrial-Electromecânica e Técnico de Comunicação-Marketing, Relações Publicas e Publicidade.

Além destes, a EPS tem outros seis cursos, entre os quais alguns que não se encontram noutras escolas da região, como é o caso do de Técnico Auxiliar de Farmácia.

A par da diversidade da oferta formativa, os responsáveis pela EPS destacam a qualidade, em que o nível de classificação atingido tem sido “muito bom”. Na plataforma Infoescolas, de acordo com os últimos dados disponíveis (2018/19), surge como a melhor escola do concelho de Setúbal, no ensino profissional, e terceira do distrito.

- PUB -

“As taxas são muito boas”, diz Virgínia Pereira, directora pedagógica, referindo-se a indicadores como o de desistência, de apenas 1%, ou a taxa elevada de prosseguimento (dos que continuam os estudos no ensino superior ou seguem como profissionais na área).

“Estudamos estes números para aperfeiçoar metodologias e melhorar resultados”, refere Virgínia Pereira, sublinhando que a escola tem certificação de qualidade pedagógica.

“No confinamento, todos os alunos foram colocados em estágio, em empresas da região. Só não conseguimos colocar os de Química.”, acrescenta.

- PUB -

Quase metade dos alunos são de Setúbal e os restantes chegam praticamente de todo o distrito, de concelhos como Montijo, Sesimbra e mesmo do Litoral Alentejano, designadamente de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém.

Uma atractividade que se explica pela oferta formativa. Há cursos, que só se encontram na Escola Profissional de Setúbal. Os mais procurados são, por esta ordem, os de Mecatrónica Automóvel, Auxiliar de Farmácia, Gestão e Projecto de Sistemas informáticos e Desenho Digital 3D.

A directora pedagógica cita um inquérito que realizaram recentemente para sublinhar que “90% dos ex-alunos recomendam a escola”. Factores que proporcionam uma lotação completa.

O moderno edifício, apesar de inaugurado há 20 anos, ainda surpreende pela arquitectura, de Manuel Salgado, e excelente localização, enquadrada pela natureza do campo aberto entre as Manteigadas e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

O espaço, que acolhe quase 500 alunos, é dotado de salas bem equipadas e das mais diversas áreas, desde a informática à oficina, passando pelo laboratório de química. Há refeitórios, auditórios e muitos recantos para estudar ou recuperar forças.

O presidente da Fundação da escola Profissional de Setúbal (FEPS), detentora da escola, diz que o grande desafio actual é “manter o rumo com o elevado nível de qualidade e quantidade da oferta formativa”. Segundo o responsável, o que distingue Escola Profissional de Setúbal é “a qualidade da instituição, o sistema de gestão e a qualidade do corpo docente” e manter o padrão actual nestes domínios é “o desafio concreto”.

As escolas profissionais são financiadas pelo Ministério da Educação em função do número de turmas e de alunos e isso, recorda Manuel Pisco, faz toda a diferença relativamente ao ensino comum. “Obriga a gerir bem e a ter uma oferta pedagógica de qualidade”, conclui.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Porto de Setúbal: Tersado recebe grua de última geração

A nova grua está optimizada para navios da classe Panamax, permitindo subir e descer as cargas a uma velocidade até 120 metros por minuto   A...
- PUB -