20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalMédico Ireneu Cruz homenageado por Setúbal com nome de rua na zona...

Médico Ireneu Cruz homenageado por Setúbal com nome de rua na zona da Várzea

Na cerimónia de descerramento da lápide na cidade de Setúbal estiveram familiares do falecido médico gastrenterologista Ireneu Cruz e autarcas

- PUB -

 

O médico Ireneu Cruz foi homenageado, a título póstumo, pela Câmara de Setúbal que atribuiu o seu nome a uma das ruas da cidade. O novo topónimo foi descerrado quarta-feira, e fica numa via criada recentemente na zona da Vársea, junto da rotunda do Lidl.

Apesar de ser natural de Lisboa, Ireneu Cruz adoptou a cidade sadina para fixar residência. Um “excelente clínico”, afirmou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, durante a cerimónia.

- PUB -

“Sabemos hoje que a cidade ficou a ganhar, mas sabemos que também ele fez de Setúbal uma das suas paixões, tal foi o grau de envolvimento que teve e que fez dele um setubalense”, acrescentou a presidente.

Maria das Dores Meira recordou ainda que é ao falecido médico gastrenterologista que se deve o importante acervo museológico constituído por cerca de 120 peças e aparelhos que integram, desde 2010, a exposição permanente “Instrumentos de Ciência Náutica”, patente ao público na Casa do Corpo Santo, menciona comunicado da autarquia.

Na cerimónia de descerramento da placa toponímica estiveram presentes representantes da família de Ireneu Cruz, designadamente a viúva, Teresa Cruz, e o filho, Hélder Cruz.

- PUB -

“Estamos muito sensibilizados e agradecidos por mais esta homenagem feita pela Câmara Municipal de Setúbal e esperamos que esta rua seja uma rota luminosa virada para o futuro”, disse o filho do clínico.

Na cerimónia estivem também presentes eleitos do executivo municipal, o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, e o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

Ireneu Cruz (1937 – 2011), que entre outros hospitais exerceu no Hospital de São Bernardo, publicou cerca de trinta estudos científicos em revistas nacionais e internacionais e artigos de carácter desportivo, crónicas de viagem, além de pesquisas autobiográficas sobre autores portugueses. A 15 de Setembro de 2011 foi-lhe atribuída, a título póstumo, a Medalha de Honra da Cidade.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -