20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara de Setúbal adere a campanha de monitorização da gaivota-de-patas-amarelas

Câmara de Setúbal adere a campanha de monitorização da gaivota-de-patas-amarelas

Projecto pretende elaborar um censo nacional da espécie, com identificação de todos os casais ou ninhos observados

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal aderiu recentemente a uma campanha de monitorização de aves nidificantes, com o objectivo de contribuir para a identificação e elaboração de um censo nacional da espécie gaivota-de-patas-amarelas em meio urbano.

Para o efeito, é necessário voluntários registarem “todos os casais de gaivotas-de-patas-amarelas ou ninhos que observarem em áreas urbanas, incluindo zonas industriais ou comerciais”, esclareceu a autarquia em comunicado. “O registo deve ser submetido em http://bit.ly/censo-gaivotas-2021, acompanhado da localização e, sempre que possível, com fotografia da reprodução”.

A iniciativa vai decorrer “entre Maio e Julho, no âmbito do Atlas das Aves Nidificantes em Portugal, promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”.

- PUB -

Esta acção “permite aos cidadãos terem uma maior proximidade em projectos relacionados com a conservação da natureza, mesmo que não tenham formação académica na área”, pelo que se “apela à participação” dos munícipes na identificação da referida espécie.

Segundo a edilidade, “os últimos censos desta espécie de ave nidificante realizaram-se em 2000 e incidiram, sobretudo, nas ilhas e costa rochosa”. Por este motivo, “os números que saírem deste projecto são importantes uma vez que, “ao longo das últimas décadas, esta gaivota tem vindo a alargar a sua área de nidificação, sobretudo para zonas urbanas”, explicou a SPEA.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -