10 Maio 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Câmara de Setúbal adere a campanha de monitorização da gaivota-de-patas-amarelas

Câmara de Setúbal adere a campanha de monitorização da gaivota-de-patas-amarelas

Projecto pretende elaborar um censo nacional da espécie, com identificação de todos os casais ou ninhos observados

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal aderiu recentemente a uma campanha de monitorização de aves nidificantes, com o objectivo de contribuir para a identificação e elaboração de um censo nacional da espécie gaivota-de-patas-amarelas em meio urbano.

Para o efeito, é necessário voluntários registarem “todos os casais de gaivotas-de-patas-amarelas ou ninhos que observarem em áreas urbanas, incluindo zonas industriais ou comerciais”, esclareceu a autarquia em comunicado. “O registo deve ser submetido em http://bit.ly/censo-gaivotas-2021, acompanhado da localização e, sempre que possível, com fotografia da reprodução”.

A iniciativa vai decorrer “entre Maio e Julho, no âmbito do Atlas das Aves Nidificantes em Portugal, promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”.

- PUB -

Esta acção “permite aos cidadãos terem uma maior proximidade em projectos relacionados com a conservação da natureza, mesmo que não tenham formação académica na área”, pelo que se “apela à participação” dos munícipes na identificação da referida espécie.

Segundo a edilidade, “os últimos censos desta espécie de ave nidificante realizaram-se em 2000 e incidiram, sobretudo, nas ilhas e costa rochosa”. Por este motivo, “os números que saírem deste projecto são importantes uma vez que, “ao longo das últimas décadas, esta gaivota tem vindo a alargar a sua área de nidificação, sobretudo para zonas urbanas”, explicou a SPEA.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -