26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCentenária Escola Conde de Ferreira recebe obras para acolher actividades educativas e...

Centenária Escola Conde de Ferreira recebe obras para acolher actividades educativas e culturais

Intervenção da União das Freguesias, centrada na conservação do edifício, deve ficar concluída dentro de um mês

 

- PUB -

A Escola Conde de Ferreira, edificada entre 1887 e o ano seguinte, encontra-se a receber obras de requalificação por parte dos serviços da União das Freguesias de Setúbal (UFS), com o objectivo de acolher um Centro de Recursos Educativos e Culturais.

A intervenção, em curso desde Dezembro passado, está a ser “realizada com os recursos humanos e equipamentos da junta de freguesia”, num investimento “na ordem dos 30 mil euros”, começou por explicar Nuno Marques, membro do executivo da UFS, responsável pelos pelouros da Cultura e do Movimento Associativo, a O SETUBALENSE.

Centrada na “conservação do edifício”, a empreitada recai sobre “as cantarias, designadamente no frontão e no muro de entrada, algumas paredes interiores, fachadas, muro poente e caixilharias de madeira das janelas e portas”. “Juntámos outras pequenas acções, que melhoram a eficiência energética do edifício e a imagem do conjunto, devolvendo o espaço à originalidade”, esclareceu Nuno Marques.

- PUB -

No seu espaço, contou, ‘mora’ o espólio da associação dos antigos alunos do estabelecimento de ensino, assim como “tem como entidades residentes a Associação Casa da Poesia de Setúbal e o projecto Ateliê de Ópera de Setúbal, da Associação Setúbal Voz”.

A ideia inicial passava por instalar “um espaço museológico dedicado à educação, a partir da colecção do professor Daniel Pires”, objectivo conjunto “da câmara de Setúbal, da UFS e do Centro de Estudos Bocagianos”. “Para esse fim, foi redigido um protocolo entre as duas autarquias, para cedência do edifício à câmara, tendo sido aprovado pelo órgão municipal”.

Contudo, a Assembleia de Freguesia acabou por “não aprovar o protocolo”. A partir daqui, nasceu a intenção de ser instalado na Escola Conde de Ferreira um centro educativo e cultural, “caminho que se tem materializado aos poucos e que, após a obra, ganhará impulso”.

- PUB -

“Será um espaço aberto à comunidade, seja ao movimento associativo ou aos artistas e criadores. Terá uma ocupação grande e uma programação cultural regular, utilizando espaços interiores e o logradouro”, acrescentou Nuno Marques.

O Centro Comunitário da UFS passará, de igual forma, a realizar neste equipamento, com renovações terminadas “no prazo máximo de um mês”, “diversas actividades”. Para o membro do executivo, este “equipamento dignificará o emblemático edifício e a memória histórica da sua função educativa e social”.

A edificação da icónica escola há 134 anos remete-nos para Joaquim Ferreira dos Santos, Conde de Ferreira, falecido a 24 de Março de 1886. Antes da sua morte, “lega parte da sua fortuna para a construção de 120 escolas em sedes de concelho”.

A cidade de Setúbal acabou por concorrer, surgindo, assim, a Escola Conde de Ferreira, que “durante quase um século foi a mais importante da freguesia de São Julião”. “Posteriormente acolheu a Delegação Escolar e a Coordenação Distrital de Extensão Educativa. Desde Outubro de 1986 é propriedade da Junta de Freguesia de São Julião, agora integrante da UFS”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -