1 Outubro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal investe 15 mil euros na manutenção e embelezamento do Túnel do...

Setúbal investe 15 mil euros na manutenção e embelezamento do Túnel do Quebedo

Substituição dos painéis fenólicos de protecção instalados no acesso superior do túnel é a parte mais importante da obra

 

- PUB -

 O Túnel do Quebedo, no centro da cidade de Setúbal, está a ser alvo de uma operação de atractividade urbana para valorizar esta passagem. A intervenção é promovida pela Câmara Municipal, e tem a previsão de estar concluída “durante a próxima semana”, indica a autarquia.

Esta intervenção implica um investimento municipal na ordem dos 15 mil euros, e contempla a execução de trabalhos de manutenção na infra-estrutura rodoviária e no edifício de apoio ferroviário, como a renovação de pinturas e a remoção de graffiti.

Uma das principais acções do novo visual do Túnel do Quebedo passa pela “substituição dos painéis fenólicos de protecção instalados no acesso superior do túnel”, agora “embelezados com imagens de excelência da cidade sadina e iluminação cénica”.

- PUB -

A operação, assegurada por administração directa, ou seja, com recurso a meios técnicos e humanos próprios da Câmara de Setúbal, visa assim “o reforço da atractividade do Túnel do Quebedo, e também do espaço exterior envolvente, contribuindo para uma melhor imagem urbana”, acrescenta a autarquia.

Desde 2015 que no interior deste túnel que atravessa a parte superior da linha ferroviária na cidade, é possível observar uma intervenção artística, que ocupa uma área com cerca de 300 metros quadrados, constituída por um conjunto azulejar encomendado pela autarquia à Galeria Ratton, da autoria do artista plástico Andreas Stöcklein.

Estes painéis de azulejos, colocados ao longo dos muros interiores do Túnel do Quebedo, fazem referência a escritores e artistas ligados a Setúbal, por nascença ou vivência, como Bocage, Sebastião da Gama, Vasco Mouzinho de Quevedo, Luiz Pacheco e José Afonso.

- PUB -

O Túnel do Quebedo assegura a ligação rodoviária e pedonal entre as avenidas 5 de Outubro, Jaime Cortesão e Manuel Maria Portela.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Bombeira grávida de sete meses diz-se ‘injustamente dispensada’ de serviço

Autoridade para as Condições do Trabalho esteve no quartel da associação
- PUB -