29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCais 3 a funcionar a 'bom ritmo' recebe visita de Dores Meira

Cais 3 a funcionar a ‘bom ritmo’ recebe visita de Dores Meira

Director do ACES Arrábida esteve presente, tendo revelado que os centros de saúde da cidade já vacinaram 1 479 utentes

 

- PUB -

O executivo da Câmara Municipal sadina realizou ontem uma visita ao Centro de Vacinação Covid-19 instalado no cais 3 do Porto de Setúbal, tendo a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, feito um balanço positivo da actividade desenvolvida no espaço inaugurado na passada segunda-feira.

Adaptado para o efeito numa parceria entre o município, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida, o novo centro de vacinação, a funcionar a ‘bom ritmo’, releva ser uma importante aposta “no alívio da pressão das unidades de saúde do concelho e no contributo para se atingir a imunidade de grupo”, refere a edilidade em comunicado.

Só no primeiro dia de funcionamento, segundo destacou Luís Pombo, director executivo do ACES Arrábida, foram inoculadas “cerca de 150 pessoas com mais de 80 anos”. Para ontem estavam “agendadas cerca de 240 administrações de vacinas em pessoas com idades entre os 50 e os 65 anos com, pelo menos, uma patologia associada” e, ainda, em 70 agentes da autoridade.

- PUB -
Estavam ontem agendadas cerca de 240 administrações de vacinas na população e 70 em agentes da autoridade

Para a autarca, o espaço “transmite uma sensação de calma”. “É grande, é arejado e fica perto do nosso rio”, frisou. Com estas características, Maria das Dores Meira espera alcançar a “tão desejada” imunidade de grupo, podendo-se chegar a este objectivo através do novo espaço de batalha contra a covid-19, em edifício cedido pela APSS e adaptado pela autarquia. “Estamos a fazer tudo para tentar dar imunidade e salvaguarda, do ponto da vista da saúde, às pessoas”, acrescentou.

Em termos globais, esclareceu Luís Pombo, “os centros de saúde de Setúbal já vacinaram 1 479 utentes, dos quais 945 têm idade superior a 80 anos e 534 têm entre 50 e 65 anos”.

Também Ricardo Oliveira, vereador com o pelouro da Saúde, destacou a localização do centro de vacinação no cais 3. “Está numa zona central da cidade, com bons acessos de transporte público, com lugares de estacionamento e disponível para uma campanha de vacinação longa contra a Covid-19”.

- PUB -

Por possuir uma “grande capacidade”, o vereador afirma que o edifício evita que a “actividade dos centros de saúde do concelho seja prejudicada”. Com “uma equipa constituída por quinze enfermeiros, em regime de rotatividade”, o centro conta, igualmente, com o apoio de “onze estagiários do Curso Profissional de Técnico de Protecção Civil, da Escola Secundária D. Manuel Martins, na recepção aos utentes e apoio no preenchimento dos questionários pré-vacinação”, lê-se na mesma nota.

A acompanhar a visita do executivo da Câmara Municipal de Setúbal estiveram José Garrido Castel-Branco e Ricardo Medeiros dos Santos, elementos da administração da APSS.

No local, para o processo de inoculação, a autarquia instalou “uma estrutura modular que divide o espaço em dez blocos, para que dez enfermeiros possam trabalhar em simultâneo”. Com uma capacidade diária para administrar perto de quatro dezenas de vacinas, o cais 3 recebeu, também, um frigorífico para armazenamento das vacinas, tendo, ainda, o município procedido à sua “decoração e apetrechamento com mobiliário” e à “elaboração de um plano de segurança das instalações”.

Para a administração da vacina em segurança, “foi criado um circuito, que tem início numa recepção, à qual se devem dirigir os utentes na data e horário indicados após agendamento realizado pelo ACES Arrábida”. Depois de encaminhada para blocos, onde é feita a vacinação, a população deve aguardar trinta minutos em observação numa sala de espera, no sentido de precaver eventuais reacções alérgicas.

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -