14 Maio 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Crimes violentos e outros diminuíram no distrito nos últimos cinco anos

Crimes violentos e outros diminuíram no distrito nos últimos cinco anos

Deputados do PS realçam números apresentados pela PSP. Roubos por esticão decresceram 70%

 

- PUB -

A criminalidade violenta e grave, participada à Polícia de Segurança Pública (PSP), diminuiu 31% nos últimos cinco anos no Distrito de Setúbal. Mas o maior decréscimo, durante o mesmo período, na região, foi registado ao nível dos roubos por esticão. Os dados, da PSP, foram revelados pelos deputados do PS eleitos à Assembleia da República pelo círculo setubalense.

Entre 2015 e 2020 houve, de resto, um decréscimo acentuado dos vários tipos de criminalidade.

“Os delitos de carácter geral baixaram cerca de 13%, os crimes violentos e graves tiveram uma diminuição de 31% nesse período, os furtos decresceram 32% e o roubo por esticão teve uma redução em 70%”, resumem os parlamentares, sobre o balanço apresentado pelo comandante do Comando Distrital da PSP, Viola Silva, numa reunião promovida pelos deputados e que contou ainda com as presenças dos presidentes das concelhias socialistas de Setúbal e Moita, Paulo Lopes e Carlos Albino, respectivamente.

- PUB -

Os roubos por esticão, adiantam os socialistas em nota de Imprensa, “têm sido umas das principais preocupações de actuação da PSP no distrito”, já que atingem “grupos potencialmente mais vulneráveis como jovens e idosos”. Os parlamentares sublinham ainda que a redução de criminalidade veio reforçar a “confiança” que detêm “no trabalho das forças de segurança, bem como na estratégia de combate ao crime que o Comando Distrital da PSP tem executado”.

Na reunião, foi ainda debatido o tema da covid-19. Quer no que toca ao trabalho policial em contexto de Estado de Emergência quer no que respeita ao processo de vacinação de agentes.

“Já foram vacinados cerca de 650 agentes da PSP no distrito, tendo sido dada prioridade aos operacionais que frequentemente ‘estão na rua’”, fazem notar os deputados do PS, que avançam também com uma conclusão. “No distrito, a articulação entre as diferentes forças de segurança tem corrido bastante bem, o processo logístico de entrega de vacinas tem decorrido sem problemas e, no geral, há um clima de cumprimento do dever de confinamento por parte dos cidadãos.”

- PUB -

A reunião, realizada via digital no âmbito do roteiro “Manter a proximidade, em segurança”, contou com as participações dos deputados Eurídice Pereira, Maria Antónia Almeida Santos, Filipe Pacheco, André Pinotes Batista (que também preside à concelhia do Barreiro do PS), Sofia Araújo, Fernando José, Clarisse Campos e Ivan Gonçalves (também líder da estrutura local socialista de Almada).

Este roteiro dos parlamentares do PS eleitos por Setúbal prossegue hoje com nova reunião a realizar com o Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana.

- PUB -

Mais populares

GNR desmantela maior rede de tráfico de amêijoa do Tejo em mega-operação com 200 militares

Operação resultou na detenção de seis homens e duas mulheres e na apreensão de 120 mil euros, 22 veículos e 14 embarcações   Um grupo de...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Detidos em operação internacional de captura de amêijoa no Tejo são portugueses

Detidos serão presentes amanhã e quinta-feira ao tribunal do Montijo para 1.º interrogatório e aplicação das respectivas medidas de coacção   Os cinco detidos numa mega-operação...
- PUB -