8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Setúbal "Temos uma grande possibilidade de destruir o que nos rodeia antes de...

“Temos uma grande possibilidade de destruir o que nos rodeia antes de o perceber”

Conferência organizada pela UNISETI contou com a presença do professor sadino, que falou sobretudo sobre o clima

 

- PUB -

A Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI) desafiou o professor Viriato Soromenho-Marques a falar para mais de 80 alunos da instituição, através de uma plataforma online. Entre o ambiente, o clima e a ecologia, uma das maiores figuras setubalenses actuais discorreu sobre os mais diversos temas, deixando desde logo assente uma das suas principais ideias: os problemas climáticos são dos maiores que enfrentamos e foram causados por nós, humanos.

Uma vez que existe tanta interacção negativa com o meio ambiente, Viriato Soromenho-Marques, citando o relatório Living Planet Index, explicou que “entre 1970 e 2016, as populações de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes diminuíram 68%” e que “em 2020 foram emitidos para a atmosfera mais gigatoneladas de carbono do que durante o período que vai de 1750, início da revolução industrial, até 1988”.

“Temos uma grande possibilidade de destruir o que nos rodeia antes de o perceber. Somos um elefante numa loja de porcelanas”, afirmou, ainda, pegando no facto de o ser humano estar “a destruir os habitats de outras espécies e a diminuir o seu espaço”.

- PUB -

Outro aspecto referido pelo professor sadino como sendo importante foi o das doenças transmitidas através de forma zoonótica (através dos animais), entrando aqui, também, “a intrusão brutal e destruidora da espécie sobre a biodiversidade e uma dieta excessivamente carnívora”. Assim, refere que “75% das novas doenças têm origem nesse tipo de transmissão”.
Ao falar sobre a ideia de que a tecnologia viria a resolver tudo e mais alguma coisa, o que acabou por não acontecer, Soromenho-Marques afirmou que não se pode separar o ambiente da tecnologia.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -