29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalQuarteto de Cordas de Sintra traz música religiosa à Igreja do Convento...

Quarteto de Cordas de Sintra traz música religiosa à Igreja do Convento de Jesus

Durante uma hora, as 75 pessoas presentes tiveram a oportunidade de escutar temas eruditos nacionais e estrangeiros

 

- PUB -

A Igreja do Convento de Jesus serviu de palco para o concerto do Quarteto de Cordas de Sintra na passada sexta-feira, “integrado no Arrábida Religiosus Musicae, ciclo especial de música religiosa, com um reportório constituído por temas eruditos nacionais e estrangeiros”, explicou a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.

Ao longo de uma hora, o “grupo de Nélson Nogueira e David Ascensão, nos violinos, de Eurico Cardoso, na viola, e de Abel Gomes, no violoncelo, interpretou música portuguesa do período do romantismo com os três quartetos para cordas de Júlio António Avelino Soares, um dos raros compositores nacionais do século XIX”. O público presente escutou, ainda, “temas do checo Bedřich Smetana e do norte-americano Samuel Barber”.

O concerto, “que contou com a presença de 75 pessoas”, foi o segundo espectáculo do novo ciclo de música da Arrábida Religiosus Musicae. “A formação, fundada em 2007 e considerada como um dos mais prestigiados grupos de música de câmara portugueses, procura contribuir para a redescoberta do valioso património musical nacional e para a divulgação de compositores portugueses menos conhecidos do público”.

- PUB -

Organizado pela autarquia sadina, o evento que tem contado com a realização de espectáculos gratuitos “na igreja do recém-recuperado Convento de Jesus” teve início no dia 27 de Novembro com o “Concerto Júbilo”, que juntou o pianista Francisco Sassetti e a soprano Ângela Silva.

Já a sessão de encerramento está agendada para esta sexta-feira, pelas 21h00, com a actuação “do Ensemble Vocal Entroitus, formação com solistas de vários agrupamentos vocais”. Para o futuro, a autarquia tem já planeado “um segundo ciclo de concertos de música sacra, agendado para Março, coincidindo com o período da Quaresma”.

Ano Novo com Orquestra Metropolitana de Lisboa

- PUB -

Para simbolizar a entrada num novo ano, a Orquestra Metropolitana de Lisboa vai actuar no dia 3 de Janeiro, pelas 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, onde vai apresentar “obras de Rossini, Johann Strauss, Tchaikovsky, Mendelssohn e Lumbye”. O evento, intitulado de “Concerto de Ano Novo: Valsas, Marchas, Polcas e Outros Sortilégios Musicais”, vai contar “com a violinista Ana Pereira como solista e tem direcção de Sebastian Perłowski”.

A entrada para o espectáculo tem um custo de 14 euros para a plateia e de 12,5 euros para o balcão e os bilhetes podem ser adquiridos “no Fórum Municipal Luísa Todi, através do endereço electrónico [email protected] ou pelo telefone 265 522 127”.

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"
- PUB -