27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalConvento de Jesus recebe últimos retoques a poucas horas da "inauguração"

Convento de Jesus recebe últimos retoques a poucas horas da “inauguração” [com galeria]

Evento está marcado para sábado e terá transmissão no YouTube

 

- PUB -

A poucas horas da “inauguração” fazia-se sentir uma falsa quietude no espaço envolvente do Convento de Jesus. No jardim em frente ao monumento, via-se o corta-relva a dar o que provavelmente seria o seu último passeio e sentia-se o cheiro a relva acabada de cortar. Na ala Norte, a porta da entrada principal era retocada a pincel com tinta vermelha, num ato de precisão, e nas traseiras dava-se continuação às obras de escavação que puseram a descoberto o hornaveque, grande cerca de pedra há muito tempo subterrada. A par disto, iniciavam-se os preparativos para a reabertura do espaço no dia 10: armava-se o palco onde vai actuar o cantor Rodrigo Leão, acompanhado pelo coro TuttiEncantus, e discutiam-se os pormenores sobre o espetáculo de vídeo mapping, a cargo da empresa Ocubo.

Apesar da cerimónia de inauguração estar aberta apenas para quem obteve convite, o evento será transmitido em direto às 18h00, pela Câmara Municipal de Setúbal, a partir do canal municipal de Youtube.

“Está tudo muito bonito, não posso dizer o contrário. Vivo aqui perto há três anos, as obras começaram por volta dessa altura, e o jardim veio substituir o parque de skate”, confessa uma transeunte. “Gostava era de saber quem vai pagar isto, o apoio financeiro da União Europeia fica muito aquém do custo total da obra. E o relvado vai precisar de manutenção constante.”

- PUB -

Na verdade, a intervenção na área envolvente do monumento teve um custo total elegível de aproximadamente 1,4 mihões de euros, com financiamento da União Europeia em apenas cerca de 50 por cento.

O Convento de Jesus vai ser futuramente sujeito a uma terceira maré de obras, que têm em vista a recuperação das Alas Norte e Nascente. A adjudicação da empreitada, estimada em mais de dois milhões de euros, foi aprovada dia 7 em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -