25 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalConvento de Jesus recebe últimos retoques a poucas horas da "inauguração"

Convento de Jesus recebe últimos retoques a poucas horas da “inauguração” [com galeria]

Evento está marcado para sábado e terá transmissão no YouTube

 

- PUB -

A poucas horas da “inauguração” fazia-se sentir uma falsa quietude no espaço envolvente do Convento de Jesus. No jardim em frente ao monumento, via-se o corta-relva a dar o que provavelmente seria o seu último passeio e sentia-se o cheiro a relva acabada de cortar. Na ala Norte, a porta da entrada principal era retocada a pincel com tinta vermelha, num ato de precisão, e nas traseiras dava-se continuação às obras de escavação que puseram a descoberto o hornaveque, grande cerca de pedra há muito tempo subterrada. A par disto, iniciavam-se os preparativos para a reabertura do espaço no dia 10: armava-se o palco onde vai actuar o cantor Rodrigo Leão, acompanhado pelo coro TuttiEncantus, e discutiam-se os pormenores sobre o espetáculo de vídeo mapping, a cargo da empresa Ocubo.

Apesar da cerimónia de inauguração estar aberta apenas para quem obteve convite, o evento será transmitido em direto às 18h00, pela Câmara Municipal de Setúbal, a partir do canal municipal de Youtube.

“Está tudo muito bonito, não posso dizer o contrário. Vivo aqui perto há três anos, as obras começaram por volta dessa altura, e o jardim veio substituir o parque de skate”, confessa uma transeunte. “Gostava era de saber quem vai pagar isto, o apoio financeiro da União Europeia fica muito aquém do custo total da obra. E o relvado vai precisar de manutenção constante.”

- PUB -

Na verdade, a intervenção na área envolvente do monumento teve um custo total elegível de aproximadamente 1,4 mihões de euros, com financiamento da União Europeia em apenas cerca de 50 por cento.

O Convento de Jesus vai ser futuramente sujeito a uma terceira maré de obras, que têm em vista a recuperação das Alas Norte e Nascente. A adjudicação da empreitada, estimada em mais de dois milhões de euros, foi aprovada dia 7 em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos
- PUB -