20 Janeiro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalUnidade de Saúde Familiar du Bocage amplia capacidade com mais um médico...

Unidade de Saúde Familiar du Bocage amplia capacidade com mais um médico e um enfermeiro

Profissionais candidataram-se recentemente. Resposta da unidade pode aumentar para lá dos 12 500 utentes

 

- PUB -

A Unidade de Saúde Familiar (USF) du Bocage, em Setúbal, que entrou em pleno funcionamento no passado dia 1, vai ser reforçada com mais um médico, um enfermeiro e um assistente administrativo.

Segundo Augusto Figueiredo Fernandes, coordenador da nova USF que opera no 1.° piso do Centro de Saúde de São Sebastião, em Vale do Cobro, os três profissionais “candidataram-se” a um concurso recentemente aberto para recrutamento. A candidatura agora lançada enquadra-se no plano previamente aprovado, que possibilita à USF du Bocage ampliar os recursos humanos em mais dois médicos, dois enfermeiros e dois assistentes administrativos.

A nova unidade de saúde abriu portas com seis médicos, igual número de enfermeiros e cinco assistentes administrativos. Com mais um elemento por cada um dos sectores, pode aumentar a capacidade de resposta ao universo de utentes que acompanha e que actualmente se cifra à volta de 12 500. No âmbito dos objectivos inicialmente previstos, ainda tem a possibilidade de beneficiar de um reforço de mais um elemento por cada sector e passar para um total de oito médicos, oito enfermeiros e sete administrativos.
O reforço de equipas de especialistas de clínica geral e familiar, porém, nunca é fácil na região, já que por vezes os concursos ficam desertos.

- PUB -

O responsável pela unidade du Bocage avança com uma explicação para o efeito. Mas, ao mesmo tempo, desmistifica-a.

“As pessoas têm algum receio de vir para Setúbal. Mas acho que se criou um mito urbano. Costumo dizer que Setúbal não é uma cidade a sul do Tejo, mas sim uma cidade a norte do Sado. É uma bela surpresa para quem cá chega”, garante.

Para já, em jeito de balanço aos primeiros dias de funcionamento da nova unidade, Augusto Figueiredo Fernandes é perentório: “Existe uma equipa empenhada, tranquila, ciente das suas responsabilidades e com dedicação aos utentes”. A USF du Bocage, adianta, “tem tudo para dar bem e ser uma mais-valia para Setúbal”.

- PUB -

De resto, a inauguração formal da unidade aguarda disponibilidade de agenda da ministra da Saúde, Marta Temido, que já se havia comprometido a marcar presença na cerimónia.
“Esperemos que aconteça em breve, mas face à conjuntura que vivemos não é fácil”, concluiu o clínico.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...

Casal assaltou 13 casas num mês na Moita

Um casal assaltou 13 casas na Moita no espaço de um mês. Ele assaltava e ela vendia os bens. Conseguiram 29 mil euros. Os assaltos...
- PUB -