27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalUnidade de Saúde Familiar du Bocage amplia capacidade com mais um médico...

Unidade de Saúde Familiar du Bocage amplia capacidade com mais um médico e um enfermeiro

Profissionais candidataram-se recentemente. Resposta da unidade pode aumentar para lá dos 12 500 utentes

 

- PUB -

A Unidade de Saúde Familiar (USF) du Bocage, em Setúbal, que entrou em pleno funcionamento no passado dia 1, vai ser reforçada com mais um médico, um enfermeiro e um assistente administrativo.

Segundo Augusto Figueiredo Fernandes, coordenador da nova USF que opera no 1.° piso do Centro de Saúde de São Sebastião, em Vale do Cobro, os três profissionais “candidataram-se” a um concurso recentemente aberto para recrutamento. A candidatura agora lançada enquadra-se no plano previamente aprovado, que possibilita à USF du Bocage ampliar os recursos humanos em mais dois médicos, dois enfermeiros e dois assistentes administrativos.

A nova unidade de saúde abriu portas com seis médicos, igual número de enfermeiros e cinco assistentes administrativos. Com mais um elemento por cada um dos sectores, pode aumentar a capacidade de resposta ao universo de utentes que acompanha e que actualmente se cifra à volta de 12 500. No âmbito dos objectivos inicialmente previstos, ainda tem a possibilidade de beneficiar de um reforço de mais um elemento por cada sector e passar para um total de oito médicos, oito enfermeiros e sete administrativos.
O reforço de equipas de especialistas de clínica geral e familiar, porém, nunca é fácil na região, já que por vezes os concursos ficam desertos.

- PUB -

O responsável pela unidade du Bocage avança com uma explicação para o efeito. Mas, ao mesmo tempo, desmistifica-a.

“As pessoas têm algum receio de vir para Setúbal. Mas acho que se criou um mito urbano. Costumo dizer que Setúbal não é uma cidade a sul do Tejo, mas sim uma cidade a norte do Sado. É uma bela surpresa para quem cá chega”, garante.

Para já, em jeito de balanço aos primeiros dias de funcionamento da nova unidade, Augusto Figueiredo Fernandes é perentório: “Existe uma equipa empenhada, tranquila, ciente das suas responsabilidades e com dedicação aos utentes”. A USF du Bocage, adianta, “tem tudo para dar bem e ser uma mais-valia para Setúbal”.

- PUB -

De resto, a inauguração formal da unidade aguarda disponibilidade de agenda da ministra da Saúde, Marta Temido, que já se havia comprometido a marcar presença na cerimónia.
“Esperemos que aconteça em breve, mas face à conjuntura que vivemos não é fácil”, concluiu o clínico.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -