21 Junho 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Setúbal ilumina-se com mais eficiência energética

Setúbal ilumina-se com mais eficiência energética

Mais de dez mil luminárias com lâmpadas economizadoras de energia vão ser montadas no espaço público de Setúbal, como “medida de reforço da eficiência energética em todo o concelho”, refere a vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro.

- PUB -

Pelas contas do município, a nova iluminação vai implicar uma “poupança directa mínima de 60 por cento de energia”, uma vez que passa a existir uma cobertura de cerca de “80% de lâmpadas LED” no território de Setúbal, através de um procedimento para determinação de adjudicatário em contrato de gestão de eficiência energética.

Actualmente, no município existem 24 mil luminárias, das quais 8 mil são de iluminação eficiente. Agora, com este contrato, “o concelho passa a ter mais de 18 mil lâmpadas eficazes”, diz a Carla Guerreiro.

A intervenção, feita pela primeira vez pelo município com recurso a concurso próprio, segundo a autarca, “constitui um instrumento de execução do plano nacional de acção para a eficiência energética”, comenta a autarca.

- PUB -

Aprovado pela Assembleia Municipal, este regime de contratação é aplicável à formação e execução de contratos de gestão de eficiência energética, a celebrar entre empresas entidades publicas e empresas de serviços energéticos.

Neste quadro, a Câmara Municipal de Setúbal entendeu elaborar, na sequência de uma auditoria energética e Medidas de Racionalização de Energia, um procedimento com vista à celebração de um contrato de gestão de eficiência energética para a iluminação publica no Concelho de Setúbal.

“É uma preocupação municipal o consumo de energia actual, que se reflecte em custos elevados, na factura energética e no ambiente. Assim, ganha o município e ganha o ambiente”, acrescenta a vereadora.

- PUB -

Mais populares

Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Os moradores da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão, foram recentemente surpreendidos com a informação de que as suas...

Burger King abre este Verão na Quinta Fonte da Prata

Novo espaço vai criar 20 postos de trabalho e terá Drive In disponível   O novo restaurante da cadeia norte-americana Burger King, cuja estrutura encontra-se em...

Nuno Pinto: “Para o ano voltaremos a tentar ainda mais fortes”

“Sem sombra de dúvidas, foi a temporada mais complicada da minha carreira”, afirma.
- PUB -