20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal ilumina-se com mais eficiência energética

Setúbal ilumina-se com mais eficiência energética

Mais de dez mil luminárias com lâmpadas economizadoras de energia vão ser montadas no espaço público de Setúbal, como “medida de reforço da eficiência energética em todo o concelho”, refere a vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro.

- PUB -

Pelas contas do município, a nova iluminação vai implicar uma “poupança directa mínima de 60 por cento de energia”, uma vez que passa a existir uma cobertura de cerca de “80% de lâmpadas LED” no território de Setúbal, através de um procedimento para determinação de adjudicatário em contrato de gestão de eficiência energética.

Actualmente, no município existem 24 mil luminárias, das quais 8 mil são de iluminação eficiente. Agora, com este contrato, “o concelho passa a ter mais de 18 mil lâmpadas eficazes”, diz a Carla Guerreiro.

A intervenção, feita pela primeira vez pelo município com recurso a concurso próprio, segundo a autarca, “constitui um instrumento de execução do plano nacional de acção para a eficiência energética”, comenta a autarca.

- PUB -

Aprovado pela Assembleia Municipal, este regime de contratação é aplicável à formação e execução de contratos de gestão de eficiência energética, a celebrar entre empresas entidades publicas e empresas de serviços energéticos.

Neste quadro, a Câmara Municipal de Setúbal entendeu elaborar, na sequência de uma auditoria energética e Medidas de Racionalização de Energia, um procedimento com vista à celebração de um contrato de gestão de eficiência energética para a iluminação publica no Concelho de Setúbal.

“É uma preocupação municipal o consumo de energia actual, que se reflecte em custos elevados, na factura energética e no ambiente. Assim, ganha o município e ganha o ambiente”, acrescenta a vereadora.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -