26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDores Meira destaca São Bernardo no combate à pandemia Covid-19

Dores Meira destaca São Bernardo no combate à pandemia Covid-19

Presidente da Câmara esteve de visita ao Hospital São Bernardo e ao quartel dos Bombeiros Sapadores de Setúbal

Desde o início da pandemia, o Hospital de São Bernardo teve 14 doentes infectados com Covig-19, sendo que “Os restantes números divulgados não moram no concelho e não houve nenhum óbito”, referiu a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, após ter visitado esta unidade hospitalar, ontem.

- PUB -

A visita a esta unidade da primeira linha no combate à pandemia em Setúbal incluiu uma reunião, na qual, entre outros responsáveis, participou o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, Manuel Roque.
Além do ponto de situação dos dois últimos meses no que diz respeito à capacidade de resposta do hospital ao novo coronavírus, o encontro serviu para se traçarem perspectivas do que irá ser feito, nas próximas semanas, em relação a infra-estruturas, circuitos e reorganização interna.

Com Maria das Dores Meira a afirmar “grande reconhecimento” pela forma “dedicada e intensa” com que médicos, enfermeiros e restante pessoal trabalha neste quadro de crise sanitária, o coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal, José Luís Bucho, sublinhou que o balanço é positivo e que o hospital soube readaptar-se. “Note-se, por exemplo, que o serviço de urgências e os tratamentos oncológicos continuaram em funcionamento, em dois blocos diferentes.”

Na quinta-feira a presidente da Câmara esteve no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal para fazer o ponto de situação do que tem sido a actividade regular do município e das juntas de freguesia em relação à entrega de bens essenciais às famílias carenciadas do concelho.

- PUB -

Os pedidos são feitos através de uma linha de emergência gratuita (800 212 216), criada a 24 de Março pela Comissão Municipal de Protecção Civil de Setúbal, num serviço que conta com voluntários do município, das juntas de freguesia e de diversas entidades com responsabilidades na área da inclusão social.

“Estamos a entregar, por semana, 327 cabazes”, adiantou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Os voluntários anotam a lista de compras e inicia-se uma rede de apoio que passa pela aquisição de produtos alimentares ou de higiene nos supermercados e de medicamentos nas farmácias e termina à porta ou à janela de quem solicita ajuda.

- PUB -

O pedido é analisado pela junta de freguesia do requerente para eventual integração em redes de apoio de distribuição de alimentos e medicamentos.

O banco de alimentos criado para dar resposta à distribuição de bens essenciais fica instalado na Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, onde esteve esta tarde a presidente da Câmara Municipal, acompanhada do vereador da Protecção Civil, Carlos Rabaçal, juntamente com os presidentes das cinco freguesias do concelho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -