26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbal“Queremos que o distrito de Setúbal seja tratado como o resto do...

“Queremos que o distrito de Setúbal seja tratado como o resto do País”

Nuno Carvalho defende a criação de um regime de excepção para que a discriminação da península de Setúbal não seja ainda mais injusta em tempo de pandemia

Nuno Carvalho, deputado do PSD eleito por Setúbal, escreveu recentemente um artigo de opinião em O Setubalense, em que dissertou sobre a problemática das dificuldades a acessos comunitários pela Península de Setúbal. Agora, em entrevista, explica quais os métodos que poderiam menorizar o problema, mas o porquê de não funcionarem de forma célere.

- PUB -

O social-democrata começou por explicar que, estando inserida na Área Metropolitana de Lisboa, a região de Setúbal acaba por estar englobada nos acessos e nas políticas destinadas a área como um todo, o que causa uma “cegueira estatística”.

“Resumindo de forma muito simples: temos dois frangos, só que Lisboa come os dois e Setúbal nenhum. Em média dá um para cada lado, mas a verdade é que não comemos nada”, explicou de forma resumida.

Assim, quais as soluções que Nuno Carvalho propõe para um mais fácil acesso da Península de Setúbal a fundos comunitários? “A forma mais imediata será criar uma excepção para a Península de Setúbal, tal como foi criada no final de 2019, em que foi aberta uma linha de co-financiamento de 15 milhões de euros”.

- PUB -

Explica o deputado que desta forma alguns sectores económicos podem aceder a dinheiro europeu “a um grau mais elevado do que tem acontecido”. “Esta será uma forma de ajudar a curto prazo”, frisou.

“A médio e longo prazo, no entanto, a Península de Setúbal tem der estatisticamente contabilizada de forma individual e não dentro da Área Metropolitana de Lisboa. É uma medida simples que permite definir políticas concretas par a região. Leva é o seu tempo porque tem de ser harmonizado com as entidades europeias do ponto de vista da contabilização estatística”, explicou, ressalvando que “a primeira alternativa será a mais célere”.

Contudo, o problema, segundo Nuno Carvalho, é que o processo ainda “não é rápido e fica dependente da opinião do Governo que, se quiser, cria excepções para algum sector económico ou industrial”.

- PUB -

“O problema é que não temos um único sector afectado. A economia, a saúde, a área social, o emprego, são linhas prioritárias de Bruxelas, naquele grande pacote que se espera que seja uma bazuca orçamental que permita termos instrumentos para superar a pandemia actual”, disse.

Outro dos problemas da região setubalense é o do “acesso pelas pequenas ou médias empresas”. “Se não houver esse acesso, a perdemos cada vez mais competitividade face a empresas nacionais e europeias. A Península de Setúbal é uma região que ajuda o país a exportar e, portanto, tem um panorama internacional”, disse, explicando que a região “compete a nível nacional e europeu sem instrumentos”.

“Desta forma, perdemos o comboio a nível interno e é importante que os processos sejam simples como noutras regiões. Caso não seja, perdemos cada vez mais a capacidade produtiva da nossa região e aumentamos do país. Isto fará com que a região vá abaixo por causa do Covid-19 e o resto do país vá recuperando. O que queremos é que o distrito de Setúbal seja tratado exactamente como resto do país”, explanou.

“Pertencendo ao Alentejo, Setúbal seria a região mais pobre”

Questionado sobre a hipótese de Setúbal ser incluída numa NUTS 3 (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos), Nuno Carvalho disse ser um “bom exemplo” e que Setúbal poderia estar incluída numa NUTS 2, como o Alentejo, “sem que isso afectasse a Área Metropolitana de Lisboa”. “Isso seria uma forma da Península de Setúbal ter sucesso. Aliás, falando nos dados que temos, de 2015, se a região de Setúbal pertencesse à região da NUTS 2 Alentejo, seria ainda assim a região mais pobre do Alentejo”, explicou.

E continuou: “Se Setúbal fosse acoplada a estes concelhos, mesmo assim seria a mais pobre entre todas elas, e então em nada mexeria com a reafectação estatística”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -