21 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal ataca vírus nas ruas do concelho com limpeza e desinfecção

Setúbal ataca vírus nas ruas do concelho com limpeza e desinfecção

Freguesia a freguesia, bairro a bairro, rua a rua são, muitos os operacionais que zelam pela saúde da população

A Câmara de Setúbal não abranda no combate ao Covid-19, inclusivamente, nas ruas do concelho. São quilómetros de artérias e áreas mais tocadas manualmente que continuam a ser “lavadas e desinfectadas ao pormenor”, afirma a autarquia sobre esta operação “intensa” para travar a propagação do vírus mais mortal do início deste século.

- PUB -

“Freguesia a freguesia, bairro a bairro, rua a rua”, durante toda a última semana, vários operacionais percorreram o concelho numa acção de limpeza e desinfecção que, assegura comunicado da Câmara, “está a ser desenvolvida em permanência e com garantias de segurança individual e colectiva dos trabalhadores”.

Este é uma medida de ataque ao novo coronavírus desenvolvida no município, “inserida na operação de larga escala desencadeada pela Câmara de Setúbal no âmbito do plano de contingência criado para lidar, no concelho, com a crise de saúde pública”, e com “especial atenção às áreas de maior contacto humano, como os multibancos, pistolas de bombas de gasolina, mobiliário urbano e pavimentos”, realçam os serviços municipais em comunicado.

Logo no início da passada semana, o concelho passou a contar com quatro tractores agrícolas, com depósitos de dois mil litros e que têm “assegurado a desinfecção de cerca de sete quilómetros de rua por hora”, veículos que “permitem reforçar a campanha de higienização na União das Freguesias de Setúbal e nas freguesias de Azeitão, São Sebastião, Sado e Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra”.

- PUB -

Esta operação tem especial incidência nas áreas com maior concentração populacional, como Hospital São Bernardo, Estação de Setúbal, na Praça do Brasil, Estação de Praça do Quebedo, Terminal Rodoviário, na Avenida 5 de Outubro, mercados municipais, e junto de farmácias e supermercados.

Freguesias estão na luta em defesa da população

Também as juntas de freguesia do município têm participado nestas operações de desinfecção de locais públicos, caso da de S. Sebastião que, a par das outras, está a actuar na limpeza de contentores de resíduos sólidos urbanos e áreas de aglomeração de pessoas.

- PUB -

Assim sendo, reforçou a higienização e a desinfecção dos espaços públicos, de forma a minimizar as condições de propagação do vírus em diversos locais do território. Nas ruas, tem estado uma equipa de trabalhadores da Junta de Freguesia, munida de agulhetas com ligação a depósitos atestados de água e desinfectante.

Os principais locais a higienizar são os contentores de resíduos sólidos urbanos e os locais que têm a tendência de aglomerar um maior número de pessoas, como as paragens de transportes públicos, passadeiras, farmácias e superfícies comerciais. Estas medidas estão a ser implementadas em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, que dispensou duas equipas para colaborarem com a “Freguesia du Bocage”, estando a ser utilizar um dos tractores colocados em acção pela Câmara.

“Garantir condições de segurança da população e interromper com maior eficácia a propagação do Covid-19 são os objectivos destas operações, combinadas de limpeza que devem ser acompanhadas pela adopção de boas práticas de deposição dos resíduos”, refere a Junta de Freguesia de São Sebastião, em comunicado.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -