26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara confirma novos parques de estacionamento para Luísa Todi e hospital

Câmara confirma novos parques de estacionamento para Luísa Todi e hospital

Os três parques subterrâneos, a construir, vão ter mil lugares de estacionamento

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal já encerrou o concurso público para a concessão do estacionamento tarifado na cidade, que inclui a construção de três parques de estacionamento subterrâneos, anunciados em 2019 e que, à partida, vão mudar a rotina de trânsito na Avenida Luísa Todi, a principal via da cidade, e no Hospital São Bernardo.
Na Central de Compras Públicas, o desfecho do concurso público ainda não foi anunciado, mas, em declarações a O SETUBALENSE, a presidente da autarquia, Dores Meira, confirma que já foi encontrado o vencedor do concurso e aguarda apenas o parecer da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), enquanto entidade parceira, uma vez que parte das zonas incluídas integram áreas sob administração portuária.

Após a publicação do resultado, todos os interessados têm cinco dias para apresentar reclamações. Findo esse prazo, a concessão é adjudicada à proposta vencedora, que a autarca não quis ainda identificar.

Quanto a datas para início de obra, Dores Meira espera que até ao final deste ano a transformação da Avenida Luís Todi já tenha sido iniciada.

- PUB -

Os três novos parques foram apresentados como complementares ao novo Interface de Transportes da Praça do Brasil e ao Plano Arrábida Sem Carros, e representam 880 novos lugares de estacionamento, entre a Avenida Luísa Todi e a zona do Hospital São Bernardo.

Estes equipamentos fazem parte de um plano da autarquia, para uma maior utilização dos transportes públicos por setubalenses e visitantes. Uma meta rumo à descarbonização e mobilidade sustentável, presente na estratégia nacional 2020-2030.

Na Avenida Luísa Todi, os dois estacionamentos vão ter capacidade para 600 lugares, sendo que um será construído ao meio da avenida, mais perto da Praça do Bocage, e o outro na zona poente, perto da saída para a Arrábida. O parque do hospital terá capacidade para 200 estacionamentos e ficará localizado próximo da praça de touros.
Ainda em 2019, quando o projecto foi apresentado em sessão pública de Câmara, ficou aprovado o regulamento geral de estacionamento tarifado na cidade, apenas com votos a favor da maioria CDU, com os vereadores do PS e PSD a votarem contra.

- PUB -

Na época o tema mereceu amplo debate. Um debate que pode regressar agora, quando o Hospital São Bernardo já colocou em vigor um tarifário de estacionamento e os lugares disponíveis na cidade ficam cada vez mais longe da gratuitidade.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -