27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCosta quer "mudar o paradigma" da mobilidade para combater alterações climáticas

Costa quer “mudar o paradigma” da mobilidade para combater alterações climáticas

Autarcas Frederico Rosa e Inês Medeiros, e histórico barreirense Eduardo Cabrita acompanharam acção

 

- PUB -

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu ontem, no arranque da campanha socialista para as eleições legislativas, que “mudar o paradigma da mobilidade” em Portugal é fundamental para combater as alterações climáticas.

“Como temos ouvido a partir de Nova Iorque, o combate das alterações climáticas é um desafio global”, frisou António Costa, em frente à Câmara do Barreiro, acompanhado pela secretária-geral do partido e cabeça de lista por Setúbal, Ana Catarina Mendes, pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que é natural do Barreiro, e pelo presidente da autarquia socialista, Frederico Rosa.

Costa acrescentou que a luta contra as alterações climáticas “só se ganha com ação local”, sendo, por isso, necessário “mudar o paradigma da mobilidade” em Portugal.

- PUB -

O secretário-geral socialista aproveitou a manhã para viajar a bordo de um dos novos autocarros que circulam no Barreiro, seguindo para uma viagem entre as estações de Coina e do Pragal numa das novas composições da Fertagus.

Do número total de veículos para renovar as frotas de transportes públicos, 60 têm como destino o Barreio e metade já circula nas ruas, garantiram o secretário-geral do PS e o autarca do Barreiro.

“[O investimento nos transportes públicos] só na Área Metropolitana de Lisboa (AML) permitiu aumentar em 30% o número de pessoas que usam o transporte público”, sublinhou, elencando que o reforço na oferta tem de fazer face à “nova procura”.

- PUB -

 

“Rapidez e sucesso” dos passes sociais foi surpresa

António Costa considerou depois, no final de uma viagem de comboio entre as estações ferroviárias de Coina e do Pragal, que já a redução do preço dos passes sociais foi “uma das medidas fundamentais” do Governo e manifestou-se “surpreendido com o sucesso e impacto” que teve na alteração dos hábitos de transporte.

“Mesmo sendo tradicionalmente optimista, devo dizer que fiquei muito surpreendido com o grande impacto e sucesso que esta medida de redução dos custos dos passes sociais tem estado a ter na alteração dos hábitos de transporte das pessoas. Este é um processo que tem de continuar, estamos só no começo”, declarou o líder socialista que tinha também a seu lado a presidente socialista da Câmara de Almada, Inês de Medeiros.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -